Após o atendimento médico, houve retorno à circulação espon...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1337700 Medicina

Leia o caso clínico a seguir e responda à questão.


Uma senhora de 80 anos, no 2º dia de pós-operatório de artroplastia de quadril, apresenta dispnéia súbita. O médico plantonista demora 30 minutos para chegar e, ao abordar a paciente, observa que ela está “não responsiva" e sem respiração.

Após o atendimento médico, houve retorno à circulação espontânea. Qual dos exames a seguir está indicado para identificar a causa da parada?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Esta questão é sobre qual exame é mais adequado para identificar a causa da parada cardiorrespiratória em um paciente em pós-operatório de artroplastia de quadril que apresentou dispnéia súbita. A opção correta é a C: Angiotomografia da artéria pulmonar. Isso se deve ao fato de que a paciente tem alto risco de ter tido um tromboembolismo pulmonar (TEP), que é uma complicação comum após cirurgias ortopédicas, como uma artroplastia de quadril. A angiotomografia da artéria pulmonar é o exame de escolha para o diagnóstico de TEP, pois permite a visualização direta de coágulos de sangue nas artérias pulmonares. Os outros exames listados não são tão precisos para identificar um TEP. O D-dimero pode ser elevado em muitas condições e não é específico para TEP, o ecocardiograma transtorácico e a coronariografia são mais úteis para problemas cardíacos e a cintilografia de ventilação e perfusão é um exame alternativo para diagnóstico de TEP, mas é menos preciso que a angiotomografia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo