As proposições abaixo estabelecem uma associação entre a cla...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2540087 Português

Considerando a leitura do texto abaixo, responda à questão.


ESTUDO EXPLICA A LENTIDÃO DOS ANTIDEPRESSIVOS

Quando alguém toma um antidepressivo, ele cai na corrente sanguínea e logo penetra no cérebro, onde age de forma relativamente ele onde rápida: um ou dois dias após ingerir o primeiro comprimido, o remédio está bloqueando a receptação de certos neurotransmissores [...], elevando a quantidade deles no cérebro. Só que a melhora da depressão demora muito mais: os medicamentos levam até dois meses Só que para começar a funcionar. Isso sempre foi um estigma. Mas agora, um estudo da Universidade de Copenhague encontrou a possível explicação. Os cientistas recrutaram 32 voluntários, que começaram a tomar um antidepressivo (escitalopram) ou placebo. Eles tiveram os cérebros escaneados duas vezes: logo antes do teste, e após um mês tomando os comprimidos. O teste mostrou que, com o testepassar das semanas, o remédio ia aumentando a quantidade de sinapses (conexões) entre os neurônios – e é isso, não só o aumento da issoserotonina, que combate a depressão. (BG)

Fonte: Revista Superinteressante, ed. 459, jan. 2024.

As proposições abaixo estabelecem uma associação entre a classe gramatical e a função que alguns elementos linguísticos assumem no processo de coesão textual. Analise-as.
I- ELE (L.1) – pronome pessoal cujo referente é o termo “alguém”. II- ONDE (L.1) – advérbio relativo cujo referente é o constituinte “no cérebro”. III- SÓ QUE (L.3) – locução conjuntiva com valor de oposição/ressalva. IV- ISSO (L.7) – pronome relativo cujo referente é o termo “sinapses”. V- TESTE (L.6) – substantivo que rotula todo o conteúdo relativo ao experimento com os voluntários.
São CORRETAS as explicações fornecidas apenas em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - II, III e V

A questão aborda o tema da coesão textual na morfologia, focando na identificação e compreensão das classes gramaticais e suas funções em um texto. Para resolver a questão, é necessário compreender como pronomes, advérbios, conjunções e substantivos funcionam no texto para estabelecer ligações e referências, contribuindo para a clareza e fluidez do texto.

Análise da Alternativa Correta:

II - ONDE: O termo "onde" é utilizado como um advérbio relativo com referência ao termo "no cérebro". Isso está correto, pois "onde" introduz uma oração adjetiva que se refere ao lugar mencionado anteriormente.

III - SÓ QUE: A expressão "só que" funciona como uma locução conjuntiva com valor de oposição ou ressalva, sinalizando uma mudança no que foi dito anteriormente. Isto está correto, reforçando a ideia de que, embora o remédio atue rapidamente no cérebro, o efeito sobre a depressão demora.

V - TESTE: O termo "teste" é um substantivo que representa o conteúdo relacionado ao experimento com os voluntários. Isso está correto, pois o texto descreve as etapas e resultados do experimento através deste substantivo.

Análise das Alternativas Incorretas:

I - ELE: Incorreto. O pronome "ele" se refere ao "antidepressivo", não a "alguém". A função do pronome pessoal aqui é retomar o medicamento ingerido, e não a pessoa que o ingeriu.

IV - ISSO: Incorreto. "Isso" não é um pronome relativo, mas sim um pronome demonstrativo, e tem como referente o aumento das sinapses, e não o termo "sinapses". O texto aponta que são as sinapses, e não apenas a serotonina, que combatem a depressão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

PMMG2024 - Até o fim 

Estão erradas as explicações:

I- ELE (L.1) – pronome pessoal cujo referente é o termo “alguém”. - o pronome está se referindo ao "antidepressivo".

IV- ISSO (L.7) – pronome relativo cujo referente é o termo “sinapses” - o termo isso é um pronome demonstrativo usado para retomar e enfatizar que "o remédio ia aumentando a quantidade de sinapses (conexões) entre os neurônios".

MPPR 2024 AVANTE

eu queria saber o que é um ADVERBIO RELATIVO.

II- ONDE (L.1) – advérbio relativo cujo referente é o constituinte “no cérebro”

advérbio relativo nunca nem vi

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo