“Como toda obra de arte é uma forma sensível que chega a nós...
MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha. Didática do Ensino da Arte – A Língua do Mundo. Poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
A respeito da natureza metafórica das obras de arte, considere as opões a seguir:
I - Por ser metáfora, os sentidos de uma obra são ilimitados e subjetivos, o que se coloca como um dificultador para o debate profícuo em contexto pedagógico, pois não há sentido objetivo a ser discutido.
II - Ainda que seja uma metáfora, a obra deve ser apresentada tendo em consideração os objetivos semânticos do artista que a criou, pois as intenções autorais contribuem para uma percepção mais objetiva da obra, evitando o excesso de subjetividade na abordagem pedagógica.
III - Por ser metáfora, a obra não traz uma resposta definida, mas provoca em nós uma profusão de perguntas que nos faz extrair dela novos, diferentes e mais profundos significados do que o nosso olhar contaminado pelo cotidiano vê sobre nós mesmos e o mundo.
IV - Ainda que seja em si uma metáfora, o olhar sobre a obra de arte em contexto escolar precisa se ater exclusivamente aos aspectos técnicos e compositivos de sua feitura, pois essa perspectiva privilegia uma formação em que os estudantes serão mais capazes de criar suas próprias obras com rigor e conhecimento.
V - Sendo uma metáfora, a obra pode produzir sentidos diferenciados conforme o repertório individual de cada um, no entanto, não podemos negar a abordagem objetiva da mesma no sentido de fazer os estudantes compreenderem que existe um sentido primordial a ser apreendido, que não é senão aquele segundo o qual o artista concebeu seu trabalho.
Estão corretas as afirmações: