Acerca das fases de putrefação, no estudo da Tanatologia, q...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q719991 Medicina Legal
Acerca das fases de putrefação, no estudo da Tanatologia, quando há a presença da mancha verde de Brouardel a partir das primeiras 24h após a morte, pode-se afirmar que se está diante da fase:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(A)

A putrefação se desenvolve em quatro fases ou períodos distintos e consecutivos, a saber:

Primeira fase:Período cromático (Período de coloração, período das manchas): inicio, em geral, de dezoito a vinte e quatro horas após o óbito, com uma duração aproximada de sete a doze dias, dependendo das condições climáticas. Inicia-se pelo aparecimento de uma mancha esverdeada na pelé da fossa ilíaca direita (mancha verde abdominal), cuja cor é devida à presença de sulfometahemoglobina. Nos recém-nascidos e nos afogados, a mancha verde é torácica e não abdominal, com cheiro característico (transformação da hemoglobina).

Segunda fase: – Período enfisematoso (Período gasoso, período deformativo): inicia-se durante a primeira semana e se estende, aproximadamente,por trinta dias. Os gases produzidos pela putrefação (notadamente gás sulfídrico, hidrogênio fosforado e amônia), infiltram o tecido celular subcutâneo modificando, progressivamente, a fisionomia e a forma externa do corpo. Esta distensão gasosa é mais evidente no abdome e nas regiões dotadas de tecidos areolares como face, pescoço, mamas e genitais externos. Os próprios gases destacam a epiderme do córion, formando extensas flictenas putrefativas, cheias de liquido transudado (posição de lutador).

Terceira fase: – Período coliquativo (Período de redução dos tecidos): inicia-se no fim do primeiro mês e pode estender-se por meses ou até dois ou três anos. Caracteriza-se pelo amolecimento e desintegração dos tecidos, que se transformam em uma massa pastosa, semilíquida, escura e de intensa fetidez, que recebe o nome de putrilagem.

A atividade das larvas da fauna cadavérica auxilia grandemente na destruição total dos restos de matéria. Como mencionado, os insetos e suas larvas podem destruir a matéria orgânica do cadáver com extrema rapidez (quatro a oito semanas).

Quarta fase: – Período de esqueletização: no final do período coliquativo, a putrilagem acaba por secar, desfazendo-se em pó. Desta maneira, surge o esqueleto ósseo, que fica descoberto e poderá conservar-se por muito tempo. Pela ação da fauna e do meio ambiente com a destruição dos tecidos, restando apenas o esqueleto, cabelos e dentes (três anos). Quando o cadáver permanece insepulto e abandonado sobre o solo por razoável tempo, nele se instalam pequenos animais (principalmente insetos) denominados como fauna cadavérica, que seguem certa ordem de instalação: moscas comuns, moscas verdes, coleópteros e lepidópteros.

https://jus.com.br/artigos/33919/sinais-abioticos

Questão muito sacana. Certamente erro de elaboração do avaliador.

Primeiramente o gabarito preliminar foi dado como A, Período Cromático.

Após os recursos a banca trocou para a B, Período Gasoso.

Com certeza quiseram fazer uma pegadinha entre a Mancha Verde Abdominal (Período Cromático) com a Circulação Póstuma de Brouardel (Período Gasoso).

Questão deveria ter sido anulada, pois não existe (mancha verde de brouardel), uma coisa é a MANCHA VERDE ABDOMINAL, outra é a CIRCULAÇÂO POSTUMA DE BROUARDEL, que encontran-se em fases distintas da putrefação, primeira fase e segunda fase respectivamente.

Nas primeiras 24hs não há de se falar em circulação postuma de Brouardel, formulação da questão esta errada!

Nas primeiras 24hs não há de se falar em circulação postuma de Brouardel, formulação da questão esta errada!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo