A transfusão de sangue, mesmo quando realizada dentro das no...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2736977 Enfermagem

A transfusão de sangue, mesmo quando realizada dentro das normas preconizadas e administradas corretamente, não é isenta de riscos. A utilização de instrumentos sistematizados de controle deste processo contribui para minimizar danos contribuindo para a segurança transfusional e qualidade dos serviços prestados. Avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:


I - Dentre as complicações da transfusão, podem-se citar a contaminação bacteriana, reações hemolíticas agudas ocasionadas por incompatibilidade ABO, reações anafiláticas e sobrecarga volêmica.

II - O tempo de administração é fundamental, considerando que após 2 horas exposto em temperatura ambiente, o hemocomponente perde suas propriedades, devendo ser descartado.

III - A alta pressão de fluxo através do cateter com pequeno lúmen pode causar a hemólise dos eritrócitos.

IV - Em caso de dificuldades de infusão do hemoderivado devido à alta viscosidade, causando obstruções frequentes, pode-se proceder à infusão de solução de ringer lactato concomitantemente e em “Y”, a fim de diluir o hemocomponente, evitando coagulações e obstruções do cateter venoso.

V - As reações transfusionais podem surgir durante, e em até 24 horas após a transfusão.


As afirmativas I, II, III, IV e V são, respectivamente:

Alternativas