Quanto ao soterramento, não é adequado afirmar que
Quanto ao soterramento, não é adequado afirmar que
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Asfixia Pura - Asfixia por transformação do meio gasoso em meio sólido ou pulverulento - Maioria acidental, com raros casos de homicídio.
Em sentido amplo: refere-se a todas as formas de mortes em que o indivíduo fique coberto completamente por escombros de desmoronamento. Não há resíduo na árvore respiratória.
Em sentido estrito: a vítima aspirou o resíduo.
Os mecanismos da morte nos casos de soterramento são:
- asfixia por compressão torácica;
- sufocação direta;
- confinamento;
- ação contundente;
- soterramento em sentido estrito.
Fonte: Medicina Legal, Wilson Palermo, pág. 235.4º Ed
Se a D está incorreta , a letra A também . Pela própria justificativa que tornou a D Incorreta . Explico : mesmo que a vítima esteja com a árvore respiratória cheia de fragmentos de terra , areia , etc (Sinal de Montalti) , poderá ter sido também vítima de uma asfixia indireta , peso dos materiais que desabaram comprimindo o aparelho respiratório (impedindo os movimentos de cistole e diástole), o que será examinado a causa morte pela perícia . Desta forma , errada a letra A . Bons estudos!
Gabarito: D.
Como a gente tem o gabarito definitivo, vale tentar entender o raciocínio da banca...
Fiquei em dúvida entre A e D e marquei A. Procurei reler atentamente pra entender, então acredito que a palavra-chave da alternativa A é "caracterizar", já que, de fato, é uma característica de asfixias por soterramento. Trocando a palavra "caracterizar" por "diagnosticar", a assertiva passaria a ser incorreta. Ao ler rapidamente, dá a entender que a assertiva sugere a indicação inequívoca de soterramento somente por presença de terra nas vias aéreas, mas não é o caso.
Sinal de Montaldi é, de fato, uma característica em vítimas de soterramento, mas não é suficiente para diagnosticar uma causa da morte se observado isoladamente.
E nessa alternativa D, acho que o examinador quis confundir a gente trocando "desabamento" por "soterramento", que parecem sinônimos, mas não são. Caso ela falasse de desabamento, estaria correta.
Acho que vale reforçar que em um desabamento a vítima pode morrer de soterramento (asfixia por substituição do meio gasoso por sólido), bem como por sufocação indireta (caso um objeto pesado o suficiente pra comprimir o tórax fique em cima da vítima impedindo sua respiração), bem como a Thais descreveu como mecanismos.
Quaisquer complementações e correções são muito bem-vindas!
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo