Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos corr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1684900 Medicina
Determinado senhor de 61 anos de idade, morador de Manaus (AM), marcou consulta médica por quadro clínico de mal-estar, cefaleia, astenia, icterícia, náuseas e vômito há uma semana. O médico, após anamnese e exame físico, solicitou exames laboratoriais, incluindo sorologias para hepatites virais, receitou sintomáticos e agendou o retorno. No retorno, os exames apresentaram anti-HAV IgG reagente, anti-HAV IgM não reagente, HBsAg reagente, anti-HBs Ag não reagente, anti-HBc total reagente, anti-HBc IgM reagente, HBeAg reagente, anti-HBe não reagente e ant-iHCV não reagente. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


O médico, após análise dos exames sorológicos, faz diagnóstico de que o paciente tem hepatite B aguda.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - certo

A questão aborda o diagnóstico de hepatite B aguda com base em resultados de exames sorológicos. Para resolver a questão, é preciso entender a interpretação desses exames e identificar os marcadores sorológicos associados à infecção aguda por hepatite B.

Para interpretar corretamente os resultados sorológicos, vamos analisar os marcadores:

  • HBsAg reagente: Indica presença do antígeno de superfície do vírus da hepatite B, confirmando infecção ativa.
  • Anti-HBs Ag não reagente: Indica ausência de imunidade ou cura, já que este marcador aparece após recuperação ou vacinação.
  • Anti-HBc total reagente: Mostra contato prévio com o vírus; está presente tanto em infecções agudas quanto crônicas.
  • Anti-HBc IgM reagente: Específico para infecção aguda recente, pois o IgM é um anticorpo que surge cedo na infecção.
  • HBeAg reagente: Indica alta replicação viral e potencial infecciosidade do paciente.
  • Anti-HBe não reagente: Reflete um estágio sem imunidade surgida contra o antígeno 'e'.

Com base nesses resultados, o diagnóstico correto é hepatite B aguda. A presença do HBsAg, combinada com Anti-HBc IgM reagente e HBeAg reagente, indica um quadro de infecção aguda pelo vírus da hepatite B.

A alternativa C - certo é a correta, pois reflete adequadamente a interpretação dos exames sorológicos e confirma o diagnóstico de hepatite B aguda.

A alternativa E - errado não é aplicável aqui, já que o padrão sorológico descrito é característico de uma infecção aguda recente por hepatite B, confirmando que a análise do médico está correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está correta. O paciente está realmente com hepatite B aguda. A justificativa para essa resposta se baseia na interpretação dos exames sorológicos apresentados. Na hepatite B, a presença do antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg) na corrente sanguínea é um indicador de uma infecção ativa, seja ela aguda ou crônica. No entanto, o que diferencia uma condição da outra é a presença de anti-HBc IgM. Esse anticorpo é produzido pelo sistema imune logo no início da infecção, tornando-se detectável no sangue após algumas semanas. Sua presença sinaliza uma hepatite B aguda. Portanto, ao analisar os exames laboratoriais do paciente que mostram HBsAg reagente e anti-HBc IgM reagente, o médico conclui que o paciente está com hepatite B aguda.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo