Com relação à prática profissional do assistente social, as...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) CORRETA. “A prática profissional, assim, é resultante da especialização do trabalho coletivo, previamente determinada pela divisão sociotécnica do trabalho, situando-se no âmbito das relações sociais concretas com uma dimensão historicamente determinada, que vai se particularizar em diversos campos de trabalho vinculados ao todo social" (XAVIER; MIOTO, 2014, p. 356).
B) INCORRETA. O conceito de prática profissional deve ser conectado por um horizonte cujo norte é a construção de um sujeito profissional com “[...] competência para propor, para negociar com a instituição os seus projetos, para defender seu campo de trabalho, suas qualificações e atribuições profissionais [que vá] além das rotinas institucionais para buscar apreender, no movimento da realidade, as tendências e possibilidades, ali presentes, passíveis de serem apropriadas [...], desenvolvidas e transformadas em projetos de trabalho" (IAMAMOTO apud XAVIER; MIOTO, 2014, p. 356).
C) CORRETA. Conforme os autores, com base nas palavras de Raichelis (apud XAVIER; MIOTO, 2014, p. 356), a profissão ao longo de sua trajetória assume a “atribuição de realizar a intermediação entre o poder institucional que executa as políticas oficiais e a população 'receptora' dessas políticas" e como produto histórico “é condicionado pela configuração estrutural da sociedade na qual se desenvolve e pelo movimento tenso e conflitual das conjunturas particulares de cada período".
D) CORRETA. Conforme os autores Xavier e Mioto (2014, p. 361), por mais que teoria e prática “representem momentos diferenciados, formam o mesmo todo, numa relação dialética de totalidade", temos, então, uma unicidade. “A prática profissional assim constitui um importante momento de materialização dessa teoria que, por sua vez, a retroalimenta".
E) CORRETA. “As mediações presentes no cotidiano, valoradas por nossas escolhas hierárquicas, que poderiam elevar o sujeito da sua condição individual à genericidade, muitas vezes não são apreendidas nem colocadas em ação de forma consciente e crítica no cotidiano. Tais ações perdem-se no âmbito da imediaticidade, ou seja, os sujeitos acabam por não perceber o vínculo imediato entre pensamento e ação, pois estão absortos na repetição automática de modos de comportamento" (XAVIER; MIOTO, 2014, P. 362).
Referência Bibliográfica
XAVIER, A.; MIOTO, R. C. T. Reflexões Sobre a Prática Profissional do Assistente Social: relação teoria-prática, historicidade e materialização cotidiana. Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 13, n. 2, p. 355 - 365, jul./dez. 2014.
Gabarito do professor: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No caso, o AS "não negocia com a instituição" e nem busca como prioridade "os objetivos institucionais" e sim pelo individuo.
LETRA B
A prática profissional deve direcionar-se para a construção de um sujeito profissional que tenha competência para negociar com a instituição e propor seus projetos, indo além das rotinas institucionais vigentes e buscando apreender, no movimento da realidade, tendências e possibilidades passíveis de serem desenvolvidas e transformadas para o alcance prioritário dos objetivos institucionais. ERRADA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo