Sobre as finanças públicas, em normas gerais, o Art. nº 167 ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Frisa-se que esta questão deseja que seja assinalada a alternativa incorreta, devido ao seguinte trecho, contido no enunciado da questão em tela: “Assinale a afirmativa que está em DESACORDO com o texto constitucional".
Analisando as alternativas
Letra a) Esta alternativa está correta, pois dispõe o inciso I, do caput, do artigo 167, da Constituição Federal, o seguinte:
“Art. 167. São vedados:
I - o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual;".
Letra b) Esta alternativa está correta, pois dispõe o inciso II, do caput, do artigo 167, da Constituição Federal, o seguinte:
“Art. 167. São vedados:
(...)
II - a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais;".
Letra c) Esta alternativa está correta, pois dispõe o inciso V, do caput, do artigo 167, da Constituição Federal, o seguinte:
“Art. 167. São vedados:
(...)
V - a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes;".
Letra d) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela, já que o contido nesta alternativa não é vedado pelo texto constitucional. Nesse sentido, vale ressaltar que, conforme o § 3º, do artigo 167, da Constituição Federal, “a abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto no art. 62."
Gabarito: letra "d".
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: D. Art. 167 § 3 º A abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto no art. 62.
Vedações: Art. 167
A) I - o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual;
B) II - a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais;
C) V - a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes;
Alternativa.: D [em DESACORDO com o texto constitucional]
Ao que tudo indica, o examinador considerou com incorreta a alternativa que não estava com as mesmas "palavras" do texto constitucional, exatamente na mesma ordem e com todas as vírgulas idênticas.
ALTERNATIVA INCORRETA
"A abertura de crédito adicional extraordinário para atender despesas urgentes e imprevisíveis, como em caso de guerra, comoção interna e calamidade pública."
TEXTO CONSTITUCIONAL
CF/88. Art. 167 § 3 º A abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto no art. 62.
palha assada
que questão RIDÍCULA!!!
tanta coisa pra cobrar… e vem essa porcaria.
A abertura de crédito extraordinário nessa condição descrita na questão não é uma vedação
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo