Dentre as opções a seguir, a palavra que mostra um processo ...
TEXTO 1
BELEZA COMO MANDAMENTO
Posso falar de arte e artistas outra vez? Tenho afeição pelo tema. Espero que, em algum lugar aí no Brasil, haja leitores e leitoras, mesmo poucos, que se interessem pela figura singular e tão fundamental do artista. Ou quem sabe se dou sorte e há um ou outro artista aí fora, extraviado nesta coluna?
[....] Sempre me pareceu que o artista verdadeiro sacrifica qualquer “conteúdo”, qualquer “coerência”, por uma bela frase, por um belo gesto, por um belo efeito plástico ou cênico. Como dizia Oscar Wilde, “coerência é a virtude dos que não têm imaginação”. Dos não artistas, portanto.
O que distingue o artista é a busca incondicional pela beleza, em detrimento da verdade, do equilíbrio, do bom senso, da ética, da saúde e até da própria vida. Além disso, leitor, o artista é frequentemente um pobre ser ameaçado, com instalação precária no mundo. E, se faz concessões, corre o risco de se desvirtuar, de perder o rumo.
Assim, o artista precisa sacrificar, ou deixar em segundo plano, a verdade e a moral. A objetividade e os bons princípios são temas para outros tipos humanos, para o cientista e para o sacerdote, respectivamente. [....] Quando um artista migra para outros terrenos (ciência, moral, filosofia, pensamento social, crítica literária), o que acaba dominando, em última análise, é a expressão da beleza. Para o verdadeiro artista, a beleza é o único mandamento. Para o bem e para o mal, ela interfere o tempo todo. E a obra artística resvala para a mentira, para o engano, para a fabulação. Tangencia a imoralidade, o crime, a perversão.
(Paulo Nogueira Batista Jr., O Globo, 04/08/2017 – adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (18)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - segundo.
Vamos entender o motivo:
A questão aborda a morfologia, mais especificamente, os processos de formação de palavras. Esses processos incluem derivação, composição, entre outros. Para resolver a questão, é necessário identificar como cada palavra foi formada.
Alternativa correta:
B - segundo: A palavra "segundo" é um numeral ordinal. Numerais não passam por processos de derivação ou composição, sendo uma classe distinta em termos de formação.
Análise das alternativas incorretas:
A - objetividade: A palavra "objetividade" é formada por derivação sufixal a partir do adjetivo "objetivo" + o sufixo "-idade". Esse é um exemplo clássico de derivação.
C - cientista: A palavra "cientista" também é formada por derivação sufixal. A raiz "ciência" recebe o sufixo "-ista", indicando uma pessoa que se dedica a essa ciência.
D - respectivamente: A palavra "respectivamente" é derivada a partir do adjetivo "respectivo" + o sufixo "-mente", que transforma o adjetivo em um advérbio.
E - fabulação: A palavra "fabulação" é formada pela derivação sufixal, onde a base "fábula" recebe o sufixo "-ção", indicando o ato ou efeito de fabular.
Portanto, todas as alternativas incorretas envolvem algum tipo de derivação sufixal, enquanto "segundo" é um numeral, o que torna seu processo de formação distinto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Objetivo - objetividade.
segundo
Ciência - cientista.
Respectivo - respectivamente.
Fábula - fabulação
Exceto a palavra segundo, todas as demais são formadas por processo de derivação sufixal, onde há o acréscimo de um complemento(sufixo) no final do radical da palavra originária.
a)objetividade.
b)segundo.
c)cientista.
d)respectivamente.
e)fabulação.
corrigindo o colega o processo de formação destas palavras é a parassintética,pois na parassintética não pode se tirar o sufixo nem o prefixo senão o radical fica sem sentido ou vcs acham que a palavra "objeti' existe tais palavras tem o radical como base para forma novas palavras .
Derivação Sufixal
Na derivação sufixal ocorre um acréscimo ao final da palavra primitiva que sofreu o processo de transformação. O sufixo acrescido é independente e sua retirada do termo em que ele foi acrescido implica retomada do termo primitivo.
A nova palavra que surge do termo primitivo com o sufixo é, em termos de sentido, quando comparada com o termo que deu origem, muito diferente.
(http://linkconcursos.com.br/o-que-e-derivacao-sufixal-ou-sufixacao/)
Portanto:
a)objetividade.
b)segundo.
c)cientista.
d)respectivamente.
e)fabulação.
Gab: B
a)objetividade
[SUFIXOS QUE FORMAM SUBSTANTIVOS POR MEIO DE ADJETIVOS: -DADE(i)DADE: LEALDADE, MENSALIDADE, NACIONALIDADE]
b)segundo
c)cientista
[SUFIXO NOMINAL: -ISTA: PARTIDÁRIO DE, PRATICANTE: AMBIENTALISTA, PECUARISTA, SURFISTA]
d)respectivamente
[SUFIXOS QUE FORMAM SUBSTANTIVOS POR MEIO DE VERBOS: -ENTE: BATENTE,COMBATENTE, DESCENDENTE]
e)fabulação
[SUFIXOS QUE FORMAM SUBSTANTIVOS POR MEIO DE VERBOS:-ÇÃO: ADJETIVAÇÃO,CODIFICAÇÃO, TERCEIRIZAÇÃO]
POR ELIMINAÇÃO RESPOSTA b) segundo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo