Dentre as referências para a sistematização da Abordagem Tri...
Dentre as referências para a sistematização da Abordagem Triangular, os Critical Studies ingleses, o D.B.A.E estadunidense e as Escolar al Aire Libre mexicanas são as experiências e/ou propostas mais importantes. Inicialmente foi denominada Metodologia Triangular para o ensino de arte.
Sobre a Abordagem Triangular marque CORRETAMENTE.
I. Preocupava-se em desenvolver a criatividade pela seleção de atividades que exercitem e mobilizem a parte cognitiva e a afetiva. A atividade artística selecionada pelo professor deverá promover um processo mental específico desenvolvido por fases: análise ou abstração; habilidade para redefinir ou rearranjar; flexibilidade e fluência; coerência de organização; originalidade e síntese.
II. Difundiu a ideia de liberdade de expressão e valorização da espontaneidade infantil, também, para o currículo do ensino normal. Tinha como característica ser uma experiência aberta, sem regras e horários pré-definidos. Nela, as práticas pedagógicas não diretivas foram incentivadas: as crianças eram livres para experimentar todo material que estivesse disponível.
III. Uma livre expressão conduzida era a proposta de atuação para o professor de arte, que deveria incentivar, sem interferir, a produção artística do aluno; também sua atuação pedagógica deveria estimular a experimentação. As noções de certo ou errado foram avaliadas como algo fora de propósito, pois o produto final dependeria do método criador.
IV. Ela se volta à construção de conhecimentos sobre arte e à apreciação artística, com ênfase no estudo do contexto histórico de produção da obra.
V. O início de sua sistematização data dos anos 1980, sendo que a primeira ação nesse sentido ocorreu de 1987a 1993 no Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) e, desde então, vem sendo revista e atualizada, conforme experiências e análises feitas em torno do tema.
Marque a alternativa que apresenta as opções CORRETAS: