Urgência, urgeincontinência e frequência miccional são sint...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1089641 Fisioterapia
Urgência, urgeincontinência e frequência miccional são sintomas comuns da:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - Bexiga hiperativa.

Vamos entender por que a alternativa B - Bexiga hiperativa é a correta, e analisar as demais opções para esclarecer suas diferenças.

A bexiga hiperativa é uma condição clínica em que a pessoa experimenta uma vontade súbita de urinar, o que é conhecido como urgência. Essa condição pode vir acompanhada de urgeincontinência, que é a perda involuntária de urina imediatamente após sentir a urgência. Além disso, é comum uma frequência urinária aumentada, ou seja, a pessoa sente necessidade de urinar muitas vezes ao longo do dia e da noite. Estes sintomas são característicos da bexiga hiperativa, justificando a escolha da alternativa B.

Agora, vejamos o porquê das alternativas incorretas:

A - Incontinência urinária de esforço: Esta condição ocorre quando há perda de urina associada a atividades que aumentam a pressão abdominal, como tossir, espirrar ou rir. Não está relacionada à urgência ou à frequência miccional aumentada, mas sim ao esforço físico.

C - Bexiga dolorosa: Também conhecida como cistite intersticial, esta é uma condição crônica caracterizada por dor na bexiga e na região pélvica, geralmente acompanhada por uma frequência urinária aumentada. No entanto, a urgência e a urgeincontinência não são os sintomas principais, diferindo da bexiga hiperativa.

D - Incontinência urinária por transbordamento: Ocorre quando a bexiga não esvazia completamente, levando a perdas involuntárias de urina. Essa condição está mais relacionada à retenção crônica de urina, e não à urgência ou à frequência aumentada.

Compreender as diferenças entre esses tipos de incontinência e condições urinárias é crucial para uma resposta correta em exames de concursos, especialmente para profissionais de saúde como fisioterapeutas, que podem trabalhar em programas de reabilitação do assoalho pélvico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO = B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo