No que diz respeito ao império brasileiro, julgue os próximo...
O tráfico de escravos para o Brasil foi oficialmente proibido em 1831. Desde então, ocorreu um rápido declínio da chegada de novos africanos escravizados ao Brasil.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - A afirmativa é considerada errada porque, embora o tráfico de escravos para o Brasil tenha sido oficialmente proibido em 1831, na prática, o comércio ilegal de escravizados continuou por muitos anos. O declínio no tráfico transatlântico de escravos não foi tão rápido quanto o esperado após essa proibição.
Apesar da lei de 1831, houve um período de adaptação e resistência, com a continuação do tráfico através de rotas e métodos ilegais. Esse comércio só veio a ser efetivamente encerrado com a Lei Eusébio de Queirós, em 1850, e com o aumento das pressões internacionais pelo fim dessa prática desumana. A partir de então, pode-se observar uma diminuição mais significativa na chegada de novos africanos escravizados ao país.
Portanto, é importante reconhecer que as leis por si só nem sempre resultam em mudanças imediatas, especialmente quando há interesses econômicos e sociais fortes que perpetuam práticas ilegais, como foi o caso do tráfico de escravizados para o Brasil.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lei Eusébio de Queiroz, aprovada em 4 de setembro de 1850, principalmente devido à pressão da Inglaterra, decretava o fim do tráfico negreiro.
A Lei que a questão se refere é a Lei Feijó, que foi criada para "inglês ver". Na prática, nao teve resultado. Apenas, posteriormente, com a Lei Eusébio de Queiroz.
nada na hitória é rápido td é lento.
principalmente quando assunto é brasil
Lei para "inglês ver".
Caramba Cleiton Mota: Errar a grafia da palavra História é um Grande abuso!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo