Uma das funções da vírgula é separar oração adverbial antepo...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: A questão aborda o uso da vírgula para separar uma oração adverbial anteposta à oração principal. Para resolver esse tipo de questão, é fundamental compreender a função da vírgula na estruturação das frases e identificar as orações adverbiais, que geralmente expressam circunstâncias como tempo, causa, finalidade, entre outras.
Alternativa correta: D
A alternativa D ("Para que vire a maré no uso de combustíveis fósseis, as energias renováveis precisam subir [...].") é a resposta correta porque contém uma oração adverbial anteposta. A oração "Para que vire a maré no uso de combustíveis fósseis" expressa uma finalidade e está separada por vírgula da oração principal "as energias renováveis precisam subir". A vírgula é utilizada aqui para dividir as duas partes da frase, facilitando a leitura e compreensão.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa A: "Na China, o uso de combustíveis fósseis atingiu um novo recorde em 2023, um aumento de 6% [...]." - A vírgula após "Na China" não separa uma oração adverbial, mas sim um adjunto adverbial de lugar. Não há oração adverbial anteposta a ser destacada aqui.
Alternativa B: "Dave Jones, diretor de insights globais do think tank Ember, que não estava envolvido no relatório [...]." - A vírgula é usada para isolar o aposto "diretor de insights globais do think tank Ember", fornecendo uma explicação adicional, mas não há oração adverbial anteposta.
Alternativa C: "No ano passado, o mundo consumiu mais de 100 milhões de barris por dia pela primeira vez [...]." - Similar à alternativa A, a vírgula após "No ano passado" separa um adjunto adverbial de tempo, não uma oração adverbial anteposta.
Compreender como a pontuação, especialmente a vírgula, estrutura as frases e identifica orações é crucial para a clareza e precisão na escrita. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
**A)** “Na China, o uso de combustíveis fósseis atingiu um novo recorde em 2023, um aumento de 6% [...].”
- **Análise:** A expressão "Na China" é um adjunto adverbial de lugar, mas não se trata de uma oração adverbial. A vírgula aqui separa esse adjunto do sujeito da oração principal.
**B)** “Dave Jones, diretor de insights globais do think tank Ember, que não estava envolvido no relatório [...].”
- **Análise:** A parte "que não estava envolvido no relatório" é uma oração adjetiva explicativa e a vírgula serve para separá-la do restante da oração. Não há uma oração adverbial anteposta.
**C)** “No ano passado, o mundo consumiu mais de 100 milhões de barris por dia pela primeira vez [...].”
- **Análise:** Aqui "No ano passado" é um adjunto adverbial de tempo e não uma oração adverbial. A vírgula está correta, mas novamente não se trata de uma oração adverbial anteposta.
**D)** “Para que vire a maré no uso de combustíveis fósseis, as energias renováveis precisam subir [...].”
- **Análise:** "Para que vire a maré no uso de combustíveis fósseis" é uma oração adverbial final, e está anteposta à oração principal "as energias renováveis precisam subir". A vírgula está corretamente utilizada para separar a oração adverbial da principal.
### Conclusão:
A alternativa **D** é a correta, pois contém uma oração adverbial (final) anteposta à principal, sendo separada por vírgula.
Letra D.
E, nesse caso, o uso da vírgula é OBRIGATÓRIO.
Bons estudos!! ❤️✍
Para que seja oração, tem que ter verbo! Dentre as alternativas, a única oração deslocada é a D.
ORAÇÃO adverbial
BIZU =TEM Q TER VERBO (D)
oração adverbial no sentido de finalidade.. Deus eu confio em vós.. vai dar tudoooo certo, 2025 aprovação vem...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo