Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1684912 Medicina
Uma jovem de 22 anos de idade recebeu resultado de exame reagente para HIV por meio do banco de sangue no qual ela era doadora. Em consulta com infectologista, relata que, há três anos, fez doação de sangue e tinha exame negativo para HIV. Também conta que, há um ano e meio, teve um quadro de febre, cefaleia, astenia, adenopatia cervical, dor de garganta, exantema e mialgia, que se resolveram em 12 dias, sem uso de nenhuma medicação específica. Na época, procurou um clínico geral que a diagnosticou com dengue, mas não foi solicitada nenhuma sorologia, apenas um hemograma com plaquetopenia de 90.000/mm3 , sem nenhuma outra alteração. A paciente não teve nenhuma doença desde então, é solteira, heterossexual e não usa drogas e nem preservativo em todas as relações sexuais. 

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Se a paciente for candidata a usar, para o tratamento com antirretrovirais, a combinação abacavir com lamivudina (ABC/3TC), que é uma alternativa para os pacientes com contraindicaçao aos esquemas com ̃ tenofovir e lamivudina (TDF/3TC), o teste HLA-B*5701 deve preceder o uso do abacavir para avaliar o risco de reação de hipersensibilidade pelo fármaco. O abacavir não deve ser administrado a pacientes que apresentem um resultado negativo para HLA-B*5701.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão: A questão aborda o uso de antirretrovirais no tratamento da infecção por HIV, mais especificamente a utilização do abacavir e a necessidade de realizar o teste para HLA-B*5701 antes de iniciar o tratamento. O tema central está relacionado ao manejo clínico de pacientes HIV positivos e ao conhecimento sobre reações de hipersensibilidade a medicamentos.

Alternativa Correta: A alternativa correta é "E - errado". A razão para essa correção se baseia no fato de que, ao contrário do que foi afirmado, o abacavir não deve ser administrado a pacientes que apresentem um resultado positivo para HLA-B*5701, e não negativo. O teste HLA-B*5701 é realizado para identificar pacientes que têm um risco aumentado de desenvolver uma reação de hipersensibilidade ao medicamento abacavir, que pode ser grave.

Justificativa Detalhada:

1. Teste HLA-B*5701: Este teste genético é realizado para prever o risco de reação de hipersensibilidade ao abacavir. Os pacientes que possuem o alelo HLA-B*5701 têm maior probabilidade de desenvolver essa reação adversa.

2. Interpretação Correta do Resultado: Se o teste para HLA-B*5701 for positivo, indica-se que o paciente está em risco e, portanto, não deve receber abacavir. Se for negativo, o medicamento pode ser considerado seguro para uso.

Análise das Alternativas:

- Alternativa "C - certo": Incorreta, pois afirma erroneamente que o abacavir não deve ser administrado a pacientes com resultado negativo para HLA-B*5701, quando na verdade são os pacientes com resultado positivo que não devem receber o medicamento.

- Alternativa "E - errado": Correta, pois identifica a falha na afirmativa sobre o manejo do tratamento com abacavir e a interpretação do teste genético.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não deve ser ministrado em quem o resultado é positivo. Ta trocado o final.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo