Analise as situações abaixo e assinale aquela cuja solução ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (30)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é D - Pouca adesão ao tratamento farmacológico por pessoas com diabetes mellitus.
Esta questão aborda o papel da ação intersetorial na Atenção Básica e na Saúde da Família. A ação intersetorial envolve a colaboração entre diferentes setores do governo e da sociedade, como saúde, educação, assistência social, para resolver problemas que são influenciados por fatores sociais e ambientais que vão além do setor de saúde.
Alternativa D é a correta porque a baixa adesão ao tratamento farmacológico pode ser abordada principalmente dentro do setor de saúde. Isso pode incluir intervenções como educação em saúde, consultas regulares, acompanhamento de enfermagem, ajustes no regime terapêutico ou esclarecimento de dúvidas sobre medicamentos. Esse é um problema que, enquanto pode se beneficiar de colaborações externas, não exige obrigatoriamente a ação de outros setores.
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A - Maus tratos a uma criança: Este problema requer uma ação intersetorial porque envolve não apenas a saúde, mas também o setor de assistência social, educação e, possivelmente, órgãos de proteção à infância, como o Conselho Tutelar. A proteção da criança e o suporte à família são responsabilidades compartilhadas por múltiplos setores.
Alternativa B - Casos de diarreia recorrente em local com esgoto a céu aberto: Esta situação é claramente uma questão de saúde pública que necessita de ação intersetorial, envolvendo, por exemplo, o setor de saneamento básico para resolver o problema do esgoto, o que terá um impacto direto na saúde da população.
Alternativa C - Crianças fora da escola em seu território de atuação: Este é outro exemplo de uma situação que requer uma abordagem intersetorial. A reintegração de crianças à escola envolve setores como educação, assistência social e, possivelmente, saúde, para garantir que as crianças estejam em condições adequadas para frequentar a escola.
Portanto, ao analisar as opções, a única alternativa que pode ser abordada efetivamente dentro do próprio setor de saúde é a alternativa D. Isso ilustra a importância de considerar o contexto mais amplo dos problemas de saúde ao planejar intervenções na Atenção Básica e na Saúde da Família.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa D: Pouca adesão ao tratamento farmacológico por pessoas com diabetes mellitus.
Embora a adesão ao tratamento de uma pessoa com diabetes mellitus seja importante para a sua saúde, a solução para este problema pode ser resolvida pela equipe de saúde responsável pelo tratamento da pessoa, sem a necessidade de envolvimento de outras áreas. Já as situações apresentadas nas outras alternativas exigem ações intersetoriais, envolvendo diferentes setores como saúde, assistência social, educação e saneamento básico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo