Nos processos de mudança organizacional, comumente há a emer...
A regulação das relações de trabalho estabelecidas entre atores detentores de níveis distintos de poder constitui função convergente com a perspectiva normativa hegemônica de recursos humanos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é Errado (E).
Vamos entender por que essa é a resposta correta e destrinchar os conceitos importantes envolvidos na questão.
Tema da Questão:
A questão aborda a mudança organizacional e, mais especificamente, a resistência a essa mudança e as estratégias de resolução de conflitos associadas.
Quando falamos de mudança organizacional, é comum que surjam comportamentos de resistência por parte dos funcionários. Esses comportamentos podem ser compreendidos e enfrentados através de estratégias adequadas de resolução de conflitos. A questão pede que você avalie uma afirmativa sobre a regulação das relações de trabalho e a perspectiva normativa hegemônica de recursos humanos.
Explicação da Alternativa Incorreta:
A afirmação sugere que a regulação das relações de trabalho entre atores com níveis distintos de poder está alinhada com a perspectiva normativa hegemônica de recursos humanos. Contudo, isso está incorreto.
A perspectiva normativa hegemônica de recursos humanos geralmente foca em aspectos como a otimização de desempenho e a eficiência organizacional, muitas vezes através de políticas padronizadas e procedimentos formais. Ela tende a tratar as relações de trabalho de maneira geral e não especificamente em termos de poder e conflitos.
A regulação de relações de trabalho entre indivíduos com diferentes níveis de poder está mais alinhada com abordagens que consideram os conflitos e a dinâmica de poder, como a teoria crítica ou a abordagem política das organizações. Estas abordagens reconhecem que as disputas de poder são centrais nas relações de trabalho e precisam ser geridas de forma específica, considerando os interesses e as resistências de diferentes grupos.
Conclusão:
Portanto, a afirmativa está incorreta porque a regulação das relações de trabalho entre atores com diferentes níveis de poder não é uma função convergente com a perspectiva normativa hegemônica de recursos humanos, que tende a focar mais em políticas padronizadas e eficiência organizacional do que em conflitos de poder.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O correto seria dizer que atores detentores de níveis distintos de poder constitui função DIVERGENTE com a perspectiva normativa ...
Bons estudos
1º) descobrir o que é "A regulação das relações de trabalho estabelecidas entre atores detentores de níveis distintos de poder", de acordo com minhas pesquisas encontrei quem falasse que isso se trata da abordagem multi-interessados (stakeholders), tal abordagem enfatiza a relação entre a organização e todos aqueles que têm importância no desempenho da organização.
2º) descobrir qual é "a perspectiva normativa hegemônica de recursos humanos", de acordo com a mesma pesquisa, afirmam que se trata da abordagem melhores práticas, onde não haveria uma regra ou caminho único para gerir pessoas, mas sim que as organizações se adaptam ao contextos social e econômico produzindo um conjunto de práticas e políticas de gestão de recursos humanos bem definidas.
A partir disso, analisar se uma abordagem converge com a outra. Contudo, essas informações foram retiradas de diversos textos, em diversos sites. Com o que se têm acima, não é possível definir categoricamente se uma é convergente ou divergente em relação a outra. Assim, peço para alguém que tenha estudado sobre essas abordagens e que possa elucidar mais a questão nos ajude.
Eminentes autores, frequentemente utilizados pela baca CESPE, classificam que há uma diferença entre ARH (Administração de Recursos Humanos e GP(Gestão de Pessoas). Assim a regulação das relações de trabalho estabelecidas entre atores detentores de níveis distintos de poder seria uma função mais intimamente relacionada à GP.
Um outro aspecto interessante é que a literatura adotada pela banca não classifica a doutrina aplicável à GP como prescritiva normativa. Assim sendo, classificar toda e qualquer abordagem de GP como prescritiva normativa seria um erro, que já foi tema muita vezes cobrado em questões da banca. Então, essa abordagem prescritiva e normativa já invalida a questão.Outra questão que pode auxiliar o entendimento:
Questão: Q335343 - Disciplina: Gestão de Pessoas - Assunto - Ano: 2013 - Banca: CESPE - Órgão: MJ - Prova: Administrador
É difícil a caracterização da função da gestão de pessoas, devido à influência de teorias e modelos de diversas áreas do conhecimento, como administração, psicologia e economia. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
A orientação para que sejam alinhados objetivos organizacionais e políticas de recursos humanos reflete a concepção hegemônica normativa acerca da função de gestão de pessoas.
Gabarito: CERTA
Para saber mais a respeito das definições e conceituações utilizadas na solução desta questão, acesse:
https://www.facebook.com/admfederal
ERRADO
O correto seria dizer que atores detentores de níveis distintos de poder constitui função DIVERGENTE com a perspectiva normativa ...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo