No projeto (design) de um sistema de software orientado a ob...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q491603 Engenharia de Software
No projeto (design) de um sistema de software orientado a objetos (OO), há diversos mecanismos que podem ser aplicados para assegurar a construção de um modelo de objetos com uma correta distribuição de responsabilidades. Nesse contexto, relacione alguns conceitos relativos ao projeto de um sistema OO, apresentados na coluna da esquerda, com as suas respectivas características, indicadas na coluna da direita.

I - Coesão
II - Herança
III - Delegação

W - Mede a interdependência entre classes.
X - Permite que um objeto reúse as funcionalidades fornecidas por outro objeto.
Y - Mede o grau de afinidade entre as responsabilidades de uma classe.
Z - É um relacionamento entre classes.

Estão corretas as associações:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D, que estabelece as seguintes associações:

  • Coesão (I) - Mede o grau de afinidade entre as responsabilidades de uma classe. (Y)
  • Herança (II) - É um relacionamento entre classes. (Z)
  • Delegação (III) - Permite que um objeto reúse as funcionalidades fornecidas por outro objeto. (X)

A coesão é um conceito fundamental no design de sistemas orientados a objetos, pois ela se refere a quão bem as responsabilidades de uma classe estão relacionadas. Classes coesas têm métodos que estão fortemente relacionados em sua funcionalidade, o que torna o sistema mais fácil de manter e entender. Portanto, a coesão está corretamente associada à medida do grau de afinidade entre as responsabilidades de uma classe (Y).

A herança é um mecanismo pelo qual uma classe (subclasse ou classe derivada) pode herdar propriedades e comportamentos de outra classe (superclasse ou classe base), formando um relacionamento hierárquico entre classes. Isso permite a reutilização de código e o polimorfismo. A afirmação de que a herança é um relacionamento entre classes (Z) está correta.

Por fim, a delegação é um princípio de design onde um objeto transfere (ou delega) parte de suas responsabilidades a outro objeto. Isso é feito para reduzir a complexidade e promover a reutilização do código. A delegação é, portanto, corretamente descrita como um mecanismo que permite que um objeto reúse as funcionalidades fornecidas por outro objeto (X).

A compreensão desses conceitos de orientação a objetos é crucial para o design de um sistema robusto e bem-estruturado. Na questão em questão, a alternativa D é a única que corretamente associa cada conceito OO à sua descrição apropriada, levando em conta os princípios de coesão e herança, e o mecanismo de delegação.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A herança é um relacionamento entre classes (permite o compartilhamento de comportamento baseado em classes), enquanto que a delegação permite o compartilhamento baseado em objetos;

A letra W no qual Mede a interdependência entre classes, esta relacionada com o conceito acoplamento

Acoplamento 

- É uma medida qualitativa do grau com que as classes estão ligadas entre si. 

- Conforme as classes se tornam mais interdependentes o acoplamento aumenta.

Alternativa: D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo