Acerca desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos ...
Acerca desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Para pacientes com infecção urinária de repetição,
existem profilaxias sem uso de antimicrobianos,
fortemente recomendadas, como cranberry, estrógeno
vaginal e imunoprofilaxia.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão apresentada:
O tema central dessa questão é a profilaxia de infecções urinárias de repetição. Esse assunto exige conhecimentos sobre alternativas de prevenção que não envolvem o uso de antibióticos, especialmente considerando a resistência bacteriana, como no caso apresentado no texto de apoio.
A alternativa correta é E - errado.
Para entender por que essa alternativa é a correta, é importante saber o seguinte:
Na prática clínica, existem métodos profiláticos para infecções urinárias que podem ou não envolver o uso de antimicrobianos. As abordagens que não usam antibióticos incluem:
- Cranberry: Embora popular, os estudos sobre sua eficácia são inconclusivos. Não há uma recomendação forte baseada em evidências para seu uso.
- Estrógeno vaginal: Útil principalmente para mulheres na pós-menopausa com infecções urinárias de repetição, mas não é uma solução para todos os casos.
- Imunoprofilaxia: Envolve o uso de vacinas ou imunomoduladores, mas ainda é uma área em desenvolvimento e não amplamente recomendada como abordagem de primeira linha.
Sendo assim, a afirmação de que essas medidas são fortemente recomendadas está incorreta. Elas podem ser usadas em contextos específicos, mas não são consideradas métodos amplamente aceitos como eficazes para a profilaxia de infecções urinárias de repetição em geral.
Além disso, é fundamental considerar a individualização do tratamento e a necessidade de avaliação médica para determinar a melhor abordagem para cada paciente.
Alternativas incorretas:
A escolha da alternativa "C - certo" implicaria que todas essas profilaxias são medidas universalmente aceitas e efetivas, o que não é o caso, como discutido acima.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo