Acerca da morfologia, anatomia, taxonomia e fisiologia das p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2466464 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Acerca da morfologia, anatomia, taxonomia e fisiologia das plantas, julgue o item subsequente.


As giberelinas são hormônios vegetais sintetizados principalmente em folhas jovens e no ápice de caules, sendo uma de suas funções a quebra de dormência das sementes, o que possibilita a germinação.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Giberelina é principalmente produzida nos meristemas (apical e radicular) e em follhas jovens, promovendo a divisão e o alongamento celular, ela também está relacionada a indução na germinação de sementes.

Ela pode ser utilizada para indução de florecimento e na produção de frutos maiores e sem sementes (partenocárpicos)

A afirmativa está correta.

As giberelinas são um grupo de hormônios vegetais envolvidos no crescimento e desenvolvimento das plantas. Elas são sintetizadas principalmente em folhas jovens, ápices caulinares, embriões de sementes e frutos em desenvolvimento.

Funções das giberelinas:

1. Quebra da dormência das sementes: Ativam a síntese de enzimas como a amilase, que degrada o amido em açúcares, fornecendo energia para a germinação.

2. Promoção do alongamento do caule: Estimulam o crescimento celular, especialmente em espécies de plantas com crescimento rápido.

3. Indução da floração: Em algumas plantas, como as de dias longos, as giberelinas são essenciais para a indução da floração.

4. Desenvolvimento dos frutos: Algumas frutas, como uvas sem sementes, podem ser tratadas com giberelinas para aumentar o tamanho.

Portanto, a afirmação está corretamente fundamentada na fisiologia vegetal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo