A respeito dos artrópodes e de sua importância para a agricu...
A respeito dos artrópodes e de sua importância para a agricultura, julgue o item a seguir.
Os insetos são os únicos invertebrados que voam e,
diferentemente dos outros artrópodes, possuem o corpo
divido em cabeça, tórax e abdome, e apresentam três pares
de pernas.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Artrópodes (arthropoda, do grego arthros (ἄρθρον), articulado e podos (ποδός), pés) são um filo de animais invertebrados que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados, cujo número varia de acordo com a classe.
Compõem o maior filo de animais existentes, representados por animais como os gafanhotos (insetos), as aranhas (aracnídeos), os caranguejos (crustáceos), as centopeias (quilópodes) e os piolhos-de-cobra (diplópodes). Têm cerca de um milhão de espécies descritas, e estima-se que os representantes deste filo equivalem a cerca de 84% de todas as espécies de animais conhecidas.[3] Possuem uma ampla gama de cores e formatos, e no que diz respeito ao tamanho, alguns vão desde as formas microscópicas, como no plâncton (com menos de 1/4 de milímetro), até crustáceos com mais de 3 metros de espessura.[4]
Sua existência é datada nos registros fósseis desde o período Cambriano (há cerca de 542 a 488 milhões de anos), onde criaturas como as Trilobitas eram encontradas em abundância nos oceanos.[5] Algumas teorias sobre a origem deste filo sustentam que os ancestrais dos artrópodes podem ter sido os anelídeos (vermes de corpo segmentado em anéis) ou de algum outro ancestral em comum.[6]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Artr%C3%B3pode
O item está correto.
Insetos são os únicos invertebrados que voam:
Dentre os invertebrados, apenas os insetos possuem asa verdadeira e capacidade de voo ativo. Outros artrópodes, como aranhas (que usam "balonismo" com seda) ou crustáceos, não realizam voo. Alguns invertebrados não artrópodes, como lulas (que planam na água), também não têm voo verdadeiro.
Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome:
Essa é uma característica exclusiva dos insetos dentro do filo Arthropoda. Outros grupos têm divisões diferentes:
Aracnídeos: cefalotórax + abdome.
Crustáceos: cabeça + tórax fundido (pereion) + abdome.
Miriápodes (centopeias): cabeça + tronco segmentado.
Três pares de pernas:
Todos os insetos adultos possuem 3 pares de pernas (6 pernas no total), ligadas ao tórax.
Outros artrópodes têm número variado:
Aracnídeos: 4 pares de pernas (8 patas).
Crustáceos: geralmente 5 ou mais pares.
Miriápodes: múltiplos pares ao longo do corpo
A afirmativa está certa.
Explicação:
Os insetos são os únicos invertebrados que voam: Embora alguns outros artrópodes, como aracnídeos (aranhas) ou crustáceos (como certos tipos de camarões), possam ter habilidades de locomoção avançadas, são os insetos que possuem habilidade de voo verdadeira e adaptada, com estruturas específicas para isso.
Divisão do corpo em cabeça, tórax e abdome: Isso é uma característica distintiva dos insetos. O corpo deles é segmentado em três regiões principais: cabeça, tórax e abdome. Outros grupos de artrópodes, como aracnídeos (aranhas) e miriápodes (centopéias e milípedes), possuem outras divisões corporais.
Três pares de pernas: Os insetos possuem, de fato, três pares de pernas (totalizando seis pernas). Essa é uma característica fundamental do grupo.
Portanto, o item está correto ao descrever as características dos insetos e sua diferenciação de outros artrópodes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo