Devido à sua extensão continental, o Brasil possui grande d...
Devido à sua extensão continental, o Brasil possui grande diversidade de solos, com características morfológicas, físicas e químicas próprias. Acerca desse tema, julgue o item subsequente.
Os latossolos, os mais comuns na região do cerrado, são
ácidos e eutróficos, e apresentam alto intemperismo e altos
teores de fósforo disponível.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Mais de 95% dos latossolos são distróficos e ácidos, com pH entre 4,0 e 5,5 e teores de fósforo disponível extremamente baixos, quase sempre inferiores a 1 mg/dm³. Em geral, são solos com grandes problemas de fertilidade.
https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/bioma-cerrado/solo/tipos-de-solo/latossolos#:~:text=Mais%20de%2095%25%20dos%20latossolos,com%20grandes%20problemas%20de%20fertilidade.
Saturação por Bases
Refere-se à proporção (taxa percentual, V% = 100 x S/T) de cátions básicos trocáveis em relação à capacidade de troca determinada a pH 7 (valor S refere-se à soma de bases). A expressão “alta saturação” se aplica a solos com saturação por bases igual ou superior a 50% (eutrófico) e “baixa saturação” a solos com valores inferiores a 50% (distrófico).
FONTE: SIBCS Embrapa
LATOSSOLOS
Conceito – compreendem solos constituídos por material mineral, com horizonte B latossólico imediatamente abaixo de qualquer um dos tipos de horizonte diagnóstico superficial, exceto hístico. (...) São, em geral, solos fortemente ácidos com baixa saturação por bases, *DISTRÓFICOS* ou alumínicos. (...)
FONTE: SIBCS EMBRAPA
A afirmativa está errada.
Explicação:
Os latossolos são, de fato, bastante comuns na região do cerrado, mas sua descrição como "eutróficos" (ricos em nutrientes) e com "altos teores de fósforo disponível" está incorreta.
Latossolos são solos ácidos, mas são pobres em nutrientes devido ao intenso intemperismo, o que significa que são solos altamente lixiviados (perdem nutrientes facilmente com a água). Isso resulta em baixos teores de fósforo disponível.
São, em geral, solos não eutróficos, ou seja, não possuem alta disponibilidade de nutrientes como fósforo, potássio e nitrogênio. Esse tipo de solo é, na verdade, fértil apenas quando manejado corretamente, com correção de pH e adubação adequada.
Portanto, a parte que afirma que os latossolos "são ácidos e eutróficos" e "apresentam altos teores de fósforo disponível" está incorreta. O correto seria dizer que os latossolos são ácidos e nutricionalmente pobres, necessitando de correção e manejo para produção agrícola.
Latossolo amarelo distrófico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo