Devido à sua extensão continental, o Brasil possui grande di...
Devido à sua extensão continental, o Brasil possui grande diversidade de solos, com características morfológicas, físicas e químicas próprias. Acerca desse tema, julgue o item subsequente.
Solos com textura argilosa são menos suscetíveis à erosão
em comparação com solos de textura arenosa, porém o
manejo desses tipos de solo requer um maior cuidado em
condições de alta umidade, dada a alta aderência de massa
em máquinas agrícolas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar o tema central desta questão, que aborda a diversidade dos solos brasileiros, com enfoque em suas características morfológicas, físicas e químicas. Para resolver essa questão, é importante compreender os tipos de solos e suas propriedades, especialmente no que diz respeito à erosão e ao manejo em condições de umidade.
A alternativa correta é "C - certo".
Os solos argilosos são conhecidos por terem uma maior quantidade de partículas finas em comparação com os solos arenosos. Isso faz com que apresentem menor suscetibilidade à erosão. A razão disso é que as partículas de argila podem se unir formando uma estrutura mais coesa, o que evita que sejam facilmente levadas pela água ou pelo vento.
No entanto, essa característica também significa que, em condições de alta umidade, os solos argilosos podem se tornar bastante aderentes. Isso é especialmente relevante no manejo agrícola, pois máquinas agrícolas podem ter dificuldades em operar nesses solos quando estão úmidos, devido ao acúmulo de massa de solo em suas partes operativas.
Portanto, a afirmação do enunciado está correta, pois reflete exatamente essas características dos solos argilosos em comparação com os solos arenosos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A erodibilidade do solo expressa a sua resistência/suscetibilidade à erosão, estando condicionado tanto à resistência dos seus agregados em sofrerem desprendimento de partículas, quanto à sua capacidade de permitir a infiltração de água (evitando, assim, a formação de escoamento superficial e o transporte das partículas desprendidas). Quanto maiores forem a estabilidade dos agregados e a capacidade de infiltração, menores serão as perdas de solo pela erosão.
Em geral, quanto maiores os teores de argila, menor a erodibilidade, já que a fração argila é grandemente responsável pela agregação do solo. Solos com elevados teores de silte e areia fina têm maior erodibilidade, pois apresentam agregados pouco estáveis (já que essas partículas não promovem agregação como a argila e a matéria orgânica) e geralmente apresentam baixa capacidade de infiltração, uma vez que são muito suscetíveis ao encrostamento (compactação e selamento da superfície do solo pelo impacto das gotas de chuva).
Fonte: estratégia concursos
Solos argilosos: as partículas são mais unidas e os solos arenosos as partículas são mais separadas...
Gab- certo
Erodibilidade se refere a suscetibilidade de um solo a erosão.
Solos mais argilosos (com alto teor de argila) tendem a ser menos suscetíveis à erosão devido ao agrupamento de seus componentes e, quando possuem alta composição de matéria orgânica, apresentam maior agregação, o que melhora sua estabilidade estrutural.
A afirmação está certa.
Explicação:
Os solos com textura argilosa são, de fato, menos suscetíveis à erosão em comparação com os solos arenosos, principalmente porque as partículas de argila têm uma maior capacidade de retenção de água e, portanto, uma menor tendência à lixiviação e à movimentação superficial da água durante chuvas intensas. No entanto, esses solos tendem a ser mais compactos e dificultam a infiltração da água quando estão saturados.
Além disso, o manejo desses solos requer mais cuidado em condições de alta umidade, pois a alta capacidade de retenção de água da argila pode levar à formação de uma massa pegajosa quando o solo está muito úmido, o que aumenta a aderência das máquinas agrícolas, dificultando o trabalho. Isso é especialmente verdadeiro em áreas com alta umidade, onde o solo pode se tornar mais pesado e pegajoso, dificultando o tráfego das máquinas e aumentando o risco de compactação.
Portanto, a afirmativa está correta, pois reflete adequadamente as características dos solos argilosos em relação à erosão e ao manejo agrícola em condições de umidade elevada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo