Com relação à motivação do ser humano no trabalho, a partir ...
Com relação à motivação do ser humano no trabalho, a partir da teoria da motivação-higiene de Herzberg, analise as afirmativas a seguir.
I. Essa teoria pressupõe dois grupos de fatores que atuariam na motivação e na desmotivação das pessoas no trabalho.
II. Os fatores higiênicos seriam os que, uma vez satisfeitos, impedem a desmotivação, mas não motivam.
III. Os fatores motivacionais para as pessoas no trabalho têm a capacidade dual de motivar e de impedir a desmotivação.
Está correto o que se afirma em
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (17)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fatores motivadores
Como o nome já diz, são fatores que quando presentes causam motivação, e quando ausentes provocam insatisfação. São os fatores que têm relação com o funcionário e sua motivação em seu cargo em si e nas atividades que ele exerce. Aqui, se encaixam algumas ações como o reconhecimento do trabalho exercido, o crescimento profissional, autorrealização, os desafios que são lançados e a capacidade de poder realiza-los, o crescimento, a liberdade de decidir como realizar suas atividades e o uso plenos de suas habilidades pessoais.
De acordo com a teoria de Herzberg, os fatores motivacionais são os responsáveis por resultarem em aumento de produtividade e satisfação.
Fatores Higiênicos
Esses fatores são os relacionados à empresa e, quando ausentes, causam insatisfação, mas quando presentes, apesar de satisfatórios, não causam necessariamente a motivação do funcionário. Eles estão relacionados com o ambiente que o rodeia e a conduta da empresa do que com as funções do funcionário em si. São eles: o salário, ambiente empresarial, política da empresa, as oportunidades de crescimento, a relação dos superiores com os demais funcionários e os benefícios sociais, por exemplo. Herzberg disse “… Fatores de higiene operam independentemente dos fatores de motivação. Um indivíduo pode ser altamente motivado em seu trabalho e estar insatisfeito com seu ambiente de trabalho”.
Para Herzberg, condição ambiental é fator higiênico. Os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão (RENNÓ, 2013).
Fatores Higiênicos: referentes ao ambiente de trabalho, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;
Fatores Motivacionais: referentes ao próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.
Herzberg disse que quando estes fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando estes fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
Ela não vai impedir a desmotivação
Gab. D
Ahhh, FGV concursos !!!!
espero nunca realizar um concurso organizado por eles !
fator motivacional: ausência de insatisfação. ex: reconhecimento
fator higiênico: ausência de satisfação, o que não quer dizer que está desmotivado.
discordo da questao
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo