Leia o fragmento a seguir. “A dimensão objetiva da cultura ...
Leia o fragmento a seguir.
“A dimensão objetiva da cultura __________ está calcada em artefatos e representações, enquanto a sua dimensão subjetiva demanda padrões compartilhados de __________. Ambas são adotadas pelo grupo e utilizadas como maneiras de resolver problemas __________.
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre cultura organizacional.
A cultura organizacional apresenta três níveis:
· Artefatos – Os artefatos observáveis são caracterizados pela camada mais superficial e visível. Representam as tecnologias utilizadas, os prédios e instalações, os produtos, os serviços, a disposição física, as vestimentas, o modo com as pessoas se tratam dentro da organização entre outros.
· Valores – Os valores nem sempre são de fácil percepção, dessa forma representam a camada intermediária da cultura, referem-se aos valores normas, ideologias, filosofia adotas e documentadas de uma cultura.
· Pressupostos – É a camada mais profunda da cultura, normalmente não é possível observá-la com facilidade. Logo, representa o nível mais profundo da cultura, tais como crenças inconscientes, percepções e sentimentos.
“A dimensão objetiva da cultura organizacional está calcada em artefatos e representações, quanto a sua dimensão subjetiva demanda padrões compartilhados de crenças e expectativas. Ambas são adotadas pelo grupo e utilizadas como maneiras de resolver problemas de adequação interna e de adaptação externa."
Gabarito do professor: Letra “C"
Fonte: RIBAS, A. & SALIM, C. Gestão de pessoas para concurso. 2013.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Segundo Fidelis (2009, p. 34), a cultura de uma organização nasce através das crenças e valores de seus fundadores e, ao longo do tempo, de seus dirigentes. Com isso são estabelecidas normas, regras, representações e valores que orientam seus funcionários, mostrando como cada integrante das organizações deve se portar, apontando uma maneira de ser e de fazer as coisas dentro da empresa.
Para Shein, a cultura organizacional é um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aos seus problemas.
Em palavras mais simples, podemos dizer que a cultura organizacional envolve os valores, as crenças e os padrões de comportamento compartilhados pelos membros de uma organização.
Em muitos conceitos, porém, aparecem as dimensões ou elementos da cultura. Veremos, agora, estas dimensões, que nos ajudarão a compreender o conceito. São reconhecidas amplamente como dimensões da cultura organizacional:
Valores organizacionais: referem-se à filosofia da empresa. Refletem a visão compartilhada de ?como as coisas devem ser?, dando uma sensação de direção comum para os seus membros.
Cultura gerencial: é um reflexo dos valores, voltado para o conceito de autoridade na organização, em termos de estilos predominantes de liderança e maneiras de se solucionar os problemas.
Heróis organizacionais: São modelos de papéis que personificam o sistema de valores culturais e que definem o conceito de sucesso na organização, estabelecendo um padrão de desempenho e motivando os integrantes da empresa.
Histórias e mitos da organização: São narrativas que organizam as crenças sobre a organização e seu sistema de valores, que ajuda a compreender ?como as coisas são feitas?. Os contadores de histórias da organização difundem o folclore da corporação e dramatizam as façanhas dos heróis da empresa. Mitos são histórias contadas e não comprovadas.
Tabus e rituais da organização: Os rituais são as cerimônias especiais, de homenagem ou premiação, festas e reuniões anuais, assim como os rituais diários (hora do cafezinho, reuniões de departamentos). Já os tabus transmitem a idéia dos limites aceitáveis para os comportamentos e interações.
Símbolos culturais (cultura objetiva): artefatos materiais que representam a cultura da empresa. Envolvem mobiliário, automóveis, ambiente de trabalho (escritórios abertos ou fechados, estacionamentos com vagas privativas) e imagens (logotipo, estilo de vestuário).
GABARITO: C
A dimensão objetiva da cultura organizacional está calcada em artefatos e representações, enquanto a sua dimensão subjetiva demanda padrões compartilhados de crenças e expectativas. Ambas são adotadas pelo grupo e utilizadas como maneiras de resolver problemas de adequação interna e de adaptação externa.
Bons estudos.
Segundo Fidelis (2009, p. 34), a cultura de uma organização nasce através das crenças e valores de seus fundadores e, ao longo do tempo, de seus dirigentes.
CULTURA - NÍVEIS FUNDAMENTAIS
Artefatos observáveis
- Mais superficial e visível
- Representados por:
-- tecnologia
-- prédios
-- instalações
-- produtos
-- serviços
-- disposição física
-- vestimentas
-- marca
-- maneiras como as pessoas se tratam
-- etc.
Valores
- Nem sempre visualizável com facilidade
- Camada intermediária
- Representados por:
-- valores
-- normas
-- ideologias
-- filosofias adotadas
-- etc
Pressupostos básicos
- Camada mais profunda
- Não é observável com facilidade
- Representados por:
-- crenças inconscientes
-- percepções
-- sentimentos
GABARITO LETRA C
Gabarito: C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo