A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos m...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1684921 Medicina
Um homem de 35 anos de idade foi levado ao pronto-socorro com febre, queda do estado geral, prostração e rigidez de nuca de início há 24 horas. Não se verificaram outras alterações aos exames clínico geral e neurológico. O médico optou por realizar a punção liquórica. Os exames do paciente indicaram os resultados descritos na tabela a seguir.  


A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


O médico reclamou ao laboratório porque não fizeram a pesquisa de BAAR no líquor. Em resposta, informou-se que não há pessoa treinada para realizar esse exame, pois as duas microbiologistas estão afastadas por Covid-19. Então, o médico solicita parecer do infectologista, com receio de o paciente ter meningite tuberculosa pelas alterações liquóricas e pelo quadro clínico dele.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta um caso de um paciente com sintomas e resultados laboratoriais que indicam uma possível meningite tuberculosa. O médico solicitou a pesquisa de BAAR, um exame para identificar a presença da bactéria Mycobacterium tuberculosis, causadora da tuberculose, no líquido cefalorraquidiano do paciente. A resposta no texto a ser julgado é que o laboratório não realizou o exame porque não havia pessoa treinada disponível. Isso é um erro, pois a pesquisa de BAAR é fundamental para o diagnóstico da meningite tuberculosa. Além disso, a falta de microbiologistas treinados não é uma justificativa aceitável para não realizar um teste essencial para o diagnóstico. A falta de realização desse exame pode atrasar o diagnóstico e o tratamento adequado, potencialmente colocando a vida do paciente em risco. Portanto, o texto está errado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo