A anorexia mental tem grande prevalência em adolescentes e r...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - certo
A questão aborda um tema importante na Psicopatologia, especificamente sobre a Anorexia Mental, também conhecida como Anorexia Nervosa. Esta é uma condição que frequentemente surge durante a adolescência, marcada por uma busca incessante pelo emagrecimento.
Para resolver a questão, é necessário compreender alguns aspectos fundamentais da anorexia mental:
- Prevalência em adolescentes: A anorexia mental é mais comum durante a adolescência, uma fase de transição e desenvolvimento intenso, onde questões de identidade e corpo são muito significativas.
- Impasses de tornar-se adulto: A anorexia pode estar relacionada a uma dificuldade em aceitar as mudanças corporais e responsabilidades associadas à vida adulta.
- Controle e prazer narcísico: Emagrecer e manipular o corpo pode proporcionar aos adolescentes uma sensação de controle, poder e prazer, compensando sentimentos de insegurança ou baixa autoestima.
- Negação da gravidade: A negação é um mecanismo de defesa comum na anorexia, onde a pessoa não reconhece a seriedade de sua condição.
A alternativa aponta corretamente que a anorexia mental tem grande prevalência em adolescentes e está ligada ao impasse de se tornar adulto, além de satisfazer necessidades de controle, prazer narcísico, e gerar um sentimento de poder, mesmo que isso envolva a negação da gravidade da situação.
Por isso, a alternativa correta é C - certo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo
O Manual afirma que mais de 90% dos casos de anorexia ocorrem em mulheres jovens.
Com relação à anorexia nervosa, abordam que a grande dificuldade enfrentada é a forma “egossintônica do transtorno”, ou seja, o paciente não acha seu comportamento alimentar estranho e nem anormal, o que leva, desde o início, a um vínculo terapêutico difícil e, até mesmo impossível. O paciente não apresenta uma demanda para tratamento.
Fonte: http://psicopatologiafundamental.org/disserta/disserta_ana_cecilia.pdf
Certo
A anorexia nervosa ocorre frequentemente na adolescência, na faixa etária entre 13 e 17 anos. Inicialmente ocorre uma dieta restritiva e persistente, que costuma ter como fator desencadeante algum evento significativo como perdas, separações, mudança ou pressão social. Então a pessoal passa a viver exclusivamente em função da dieta, do peso e da forma corporal (através da magreza ou evitação da gordura), como forma de resolver conflitos psicossociais. O padrão cognitivo característico das pacientes anoréxicas é o de um pensamento dicotômico, com estilo de pensamento do tipo "tudo ou nada", que não se restringe apenas as questões relacionadas ao peso.
NUNES, M. A; APODINÁCIO, J.C. Transtornos Alimentares e Obesidade. Artmed.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo