Acerca da ausculta pulmonar, analise as afirmativas a seguir...
Acerca da ausculta pulmonar, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa
( ) O murmúrio vesicular é um som suave e grave auscultado em toda a extensão do tórax, com maior intensidade nas bases pulmonares. É mais forte e prolongado na fase inspiratória e mais audível na região anteroposterior do tórax.
( ) Os estertores finos são sons agudos de curta duração audíveis no início da inspiração e ao longo da expiração, que se modificam com a tosse e não são influenciados pela mudança de posição. Podem ser audíveis na DPOC e em bronquiectasias.
( ) A sibilância é dita monofônica quando não pode ser distinguida nem isolada de outras sibilâncias em um mesmo ponto de escuta.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - V, F, F
Comentário:
A questão aborda a ausculta pulmonar, um procedimento essencial na prática da Enfermagem e Medicina para avaliar sons respiratórios e identificar possíveis alterações pulmonares. Para resolver esta questão, é necessário ter conhecimentos sobre os diferentes sons pulmonares e suas características.
A seguir, explico cada uma das afirmativas e justifico a alternativa correta:
(1) O murmúrio vesicular é um som suave e grave auscultado em toda a extensão do tórax, com maior intensidade nas bases pulmonares. É mais forte e prolongado na fase inspiratória e mais audível na região anteroposterior do tórax. - Verdadeira
Essa afirmativa está correta. O murmúrio vesicular é realmente um som suave, audível em toda a extensão do tórax, com maior intensidade nas bases pulmonares. Além disso, é mais forte e prolongado na fase inspiratória.
(2) Os estertores finos são sons agudos de curta duração audíveis no início da inspiração e ao longo da expiração, que se modificam com a tosse e não são influenciados pela mudança de posição. Podem ser audíveis na DPOC e em bronquiectasias. - Falsa
Essa afirmativa é falsa. Os estertores finos, também conhecidos como crepitações, são realmente sons agudos de curta duração, mas eles são mais comuns no final da inspiração e tendem a não se modificar com a tosse ou mudanças de posição. Além disso, são mais frequentemente associados a condições como edema pulmonar e pneumonia, não sendo característicos na DPOC e bronquiectasias, que costumam apresentar estertores grossos.
(3) A sibilância é dita monofônica quando não pode ser distinguida nem isolada de outras sibilâncias em um mesmo ponto de escuta. - Falsa
Essa afirmativa também é falsa. A sibilância monofônica é, na verdade, um som contínuo de alta frequência que ocorre em um único tom e pode ser isolado de outras sibilâncias. É mais comum em condições como asma, onde há obstrução localizada de vias aéreas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Sibilância polifónica:
- Estreitamento ou obstrução das pequenas vias aéreas inferiores e em várias localizações
- Descrito como musical, contínuo e variável se auscultado em diferentes regiões
- Exemplos: asma, DPOC, aspiração de líquido, enfisema unilateral
- Sibilância monofónica:
- Estreitamento ou obstrução das grandes vias aéreas, geralmente apenas num local
- Descrito como um som alto, grave e fixo em toda a cavidade torácica
- Exemplos: aspiração de corpo estranho, acumulação de sangue ou secreções, compressão externa ou por tumor ou por nódulos linfáticos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo