No contexto da máquina de estados (UML 2.0), uma ocorrência ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q26142 Engenharia de Software
No contexto da máquina de estados (UML 2.0), uma ocorrência de um estímulo capaz de ativar a transição de um estado é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - um evento.

A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem visual utilizada para modelar sistemas baseados em software, permitindo a representação de aspectos estruturais e comportamentais do sistema. Dentro da UML, a máquina de estados é um diagrama comportamental que representa as transições de estados de um objeto ao longo de sua vida em resposta a eventos específicos.

Os estados representam as diferentes condições ou situações em que um objeto pode se encontrar em um determinado ponto da execução do sistema. Já as transições são representadas por linhas que conectam esses estados, indicando a mudança de um estado para outro.

Essas transições são desencadeadas por eventos, que são ocorrências específicas que têm significado para o objeto. No contexto da UML, um evento pode ser uma ação do usuário, a conclusão de uma tarefa, a recepção de uma mensagem ou qualquer outro estímulo que possa ativar a transição entre dois estados.

Portanto, a alternativa C está correta porque um evento é exatamente o que pode ativar a transição de um estado para outro em uma máquina de estados na UML 2.0. Os outros termos apresentados nas alternativas não cumprem essa função específica no contexto de máquinas de estados da UML. Por exemplo, um ator está associado aos stakeholders ou usuários externos que interagem com o sistema, mas não são eventos que disparam transições de estado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Uma transição possui um evento associado. Um evento é algo que acontece em algum ponto no tempo e que pode modificar o estado de um objeto." [Bezerra, Eduardo. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas cm UML, 2ª Ed., pag 290]

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo