As licenças que constam na Lei 8.112/90 e no Decreto 9.991/2...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (51)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) A licença por motivo de doença em pessoa da família não abrange madrasta, padrasto ou enteado do servidor.
Incorreta. Nos termos do artigo 83 da Lei nº 8.112/1990, poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva a suas expensas e conste do seu assentamento funcional, mediante comprovação por perícia médica oficial.
B) Após cada quinquênio do efetivo exercício, o servidor poderá afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração por até 03 meses, a fim de participar de curso de capacitação profissional. Trata-se de licença capacitação.
Correta. O artigo 87 da Lei nº 8.112/1990 estabelece que após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.
C) A licença por motivo de afastamento do cônjuge permite licença ao servidor público para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, inclusive para o exterior. Tal licença será por prazo determinado e com remuneração.
Incorreta. Nos termos do artigo 84 da Lei nº 8.112/1990, poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo. O §1º do mesmo dispositivo determina que a licença será por prazo indeterminado e sem remuneração
D) O servidor que se encontra em estágio probatório tem direito à licença capacitação.
Incorreta. A licença capacitação, na forma do artigo 87 da Lei nº 8.112/1990 é concedida a cada quinquênio de efetivo exercício. O estágio probatório tem duração de 36 meses de efetivo exercício, de modo que o servidor em estágio probatório não tem direito à licença capacitação.
E) A licença do servidor público para tratamento de saúde só será concedida a pedido dele; não se concederá tal licença de ofício.
Incorreta. Nos termos do artigo 202 da Lei nº 8.112/1990, a licença para tratamento de saúde poderá ser concedida a pedido do servidor ou de ofício pela administração pública.
Gabarito do professor: B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LETRA B
A) ERRADO: Art. 83. Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva a suas expensas e conste do seu assentamento funcional, mediante comprovação por perícia médica oficial
B) CERTO: Art. 87. Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.
C) ERRADO: Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.
§1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.
D) ERRADO: Art. 20. §4º Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal. (por exclusão não pode licença capacitação para quem está em estágio probatório.)
Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença:
I - por motivo de doença em pessoa da família;
II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;
III - para o serviço militar;
IV - para atividade política;
Art. 94 Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo
Art. 95. O servidor não poderá ausentar-se do País para estudo ou missão oficial, sem autorização do Presidente da República, Presidente dos Órgãos do Poder Legislativo e Presidente do Supremo Tribunal Federal.
Art. 96. O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á com perda total da remuneração.
E) ERRADO: Art. 202. Será concedida ao servidor licença para tratamento de saúde, a pedido ou de ofício, com base em perícia médica, sem prejuízo da remuneração a que fizer jus.
Faça simulados comigo no YouTube
gab: B
Art. 87. Após cada quinquênio (5 anos) de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.
Parágrafo único. Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis.
OTIMA QUESTÃO PARA REVISAR
Errei porque a B esta incompleta
Lei 8112/1990, é a licença remunerada de até 03 meses que pode ser concedida, no interesse da Administração, após cada quinquênio de efetivo exercício, para participar de curso de capacitação profissional que atenda aos interesses da Instituição, conforme plano anual de capacitação da Unidade/Órgão de lotação
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo