O algoritmo RSA se baseia em princípios da teoria dos número...
itens a seguir.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão proposta é C - certo.
Vamos entender por que essa resposta é a correta e quais conhecimentos são necessários para resolvê-la.
O enunciado menciona o algoritmo RSA, que é um dos algoritmos fundamentais em criptografia de chave pública. Vamos focar em dois pontos principais do enunciado:
1. Princípios da teoria dos números: O RSA se baseia em conceitos como a fatoração de números inteiros. A segurança do RSA vem da dificuldade de fatorar um número grande que é o produto de dois números primos grandes. Em termos simples, dado um número grande, é extremamente difícil e demorado encontrar os dois fatores primos, o que torna o algoritmo seguro.
2. Distribuição de chaves de sessão: Na prática, o RSA é frequentemente usado para distribuir chaves de sessão para algoritmos simétricos como DES (Data Encryption Standard) e IDEA (International Data Encryption Algorithm). O motivo é que algoritmos simétricos são muito mais rápidos para criptografar grandes volumes de dados. Assim, o RSA é usado para garantir a segurança da chave de sessão que, por sua vez, será usada pelo algoritmo simétrico para criptografar a comunicação.
Agora, vamos destrinchar esses pontos no contexto das alternativas:
Alternativa C: Afirmativa correta. O enunciado está preciso ao dizer que o RSA se baseia na teoria dos números e na dificuldade de fatorar números extensos. Também está correto ao mencionar que a criptografia de chave pública RSA é amplamente utilizada para distribuir chaves de sessão para algoritmos simétricos como DES e IDEA. Esses pontos refletem exatamente como o RSA é aplicado na prática.
Alternativa E: Não aplicável. Não há necessidade de analisar uma alternativa incorreta neste caso, visto que a pergunta fornecia apenas uma avaliação de certo ou errado.
Para o aluno, é essencial entender que a fatoração de números grandes é um problema difícil e que garante a segurança do RSA. Além disso, a eficiência em criptografia de grandes volumes de dados é alcançada combinando RSA com algoritmos simétricos.
Espero que essa explicação tenha sido útil para você compreender melhor o tema de criptografia e como responder a questões semelhantes em concursos públicos. Continue estudando e praticando!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De fato, o sistema RSA, pela desvantagem de exigir muito dos computadores tanto para encriptar quanto para descriptar, é utilizado de modo a "proteger" o sistema de chame simétrica ou única, tendo sua função precípua de encapsular (envolver) apenas a chave de sessão. Um bom exemplo está no livro Informática para Concurso Público 4ª edição, João Antônio pag 651.
Protocolos como TLS e SSL podem usar chaves assimétricas para troca de chaves de sessão (RSA...) e também chaves simétricas na troca de mensagens(DES, IDEIA...), depois de estabelecida a sessão ( e depois de trocarem as chaves privadas)
O CESPE não anulou esta questão, mas está errada.
"numeros extensos" contem "numeros primos"
mas nem todo numero extenso é um número primo
se for verdadeira entao ela invalida o trabalho de anos dos pesquisadores que buscam números primos grandes e jogaria "n=p*q, sendo p e q numeros primos" no lixo.
principais algoritmos de criptografia simétrica: DES/3DES/AES/IDEA/RC2/RC4/RC5/BLOWFISH/CAST/CAST-3/CAST-128
principal algorimo de criptografia assimétrica: RSA
A segurança do RSA não está baseada no problema de fatorar números primos! Números primos não se fatoram! O problema é o de fatorar números inteiros grandes. Os números primos são usados para formar um inteiro grande e esse sim é que é difícil de fatorar.
A fatoração só se aplica no conjunto dos INTEIROS, então não há de se falar em fatoração de números fracionários. Assim, ao afirmar que são números extensos, entende-se que sejam inteiros grandes. Gabarito correto
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo