A Resolução (RDC) nº 20, de 5 de maio de 2011, que dispõe so...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa E. Ela está de acordo com o que estabelece a Resolução (RDC) nº 20, de 5 de maio de 2011, que regulamenta a prescrição de medicamentos antimicrobianos. Esta resolução exige que o receituário contenha o nome do medicamento ou substância sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), além de especificar a dose ou concentração, a forma farmacêutica, a posologia e a quantidade em algarismos arábicos.
Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Identificar o paciente só com o nome.
A identificação do paciente deve ir além do nome, incluindo informações como o número do documento de identidade ou CPF, para garantir a segurança e rastreabilidade da prescrição.
B - Ser prescrito de forma legível, sem rasuras, em uma única via.
Embora a legibilidade e a ausência de rasuras sejam importantes, a legislação exige que a receita seja emitida em duas vias, uma para o paciente e outra que ficará retida na farmácia, para controle.
C - Ter validade para todo o território nacional por onze dias a contar da data de sua emissão.
Na verdade, a validade da prescrição de antimicrobianos é de dez dias, o que torna essa alternativa incorreta.
D - Incluir a identificação do emitente, tendo somente o nome do profissional com sua inscrição no Conselho Regional.
A identificação do emitente deve ser mais completa, incluindo além do nome, o número de registro no conselho de classe, endereço e telefone do local de atendimento, para garantir sua autenticidade.
A resolução RDC nº 20/2011 tem como objetivo principal reforçar o controle sobre a prescrição de medicamentos antimicrobianos, visando evitar a automedicação e, consequentemente, a resistência microbiana, um problema de saúde pública global.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gab e
rdc 471/2021 revogou a rdc 20/2011
Art. 6º A prescrição de medicamentos antimicrobianos deverá ser realizada em receituário privativo do prescritor ou do estabelecimento de saúde, não havendo, portanto, modelo de receita específico.
Parágrafo único. A receita deve ser prescrita de forma legível, sem rasuras, em 2 (duas) vias e contendo os seguintes dados obrigatórios:
I - identificação do paciente: nome completo, idade e sexo;
II - nome do medicamento ou da substância prescrita sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), dose ou concentração, forma farmacêutica, posologia e quantidade (em algarismos arábicos);
III - identificação do emitente: nome do profissional com sua inscrição no Conselho Regional ou nome da instituição, endereço completo, telefone, assinatura e marcação gráfica (carimbo); e
IV - data da emissão.
Art. 7º A receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional, por 10 (dez) dias a contar da data de sua emissão.
Art. 8º A receita poderá conter a prescrição de outras categorias de medicamentos desde que não sejam sujeitos a controle especial.
Parágrafo único. Não há limitação do número de itens contendo medicamentos antimicrobianos prescritos por receita.
Art. 10. A dispensação em farmácias e drogarias públicas e privadas dar-se-á mediante a retenção da 2ª (segunda) via da receita, devendo a 1ª (primeira) via ser devolvida ao paciente.
§ 1º O farmacêutico não poderá aceitar receitas posteriores ao prazo de validade estabelecido nos termos desta Resolução.
§ 2º As receitas somente poderão ser dispensadas pelo farmacêutico quando apresentadas de forma legível e sem rasuras.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo