A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos m...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1684923 Medicina
Um homem de 35 anos de idade foi levado ao pronto-socorro com febre, queda do estado geral, prostração e rigidez de nuca de início há 24 horas. Não se verificaram outras alterações aos exames clínico geral e neurológico. O médico optou por realizar a punção liquórica. Os exames do paciente indicaram os resultados descritos na tabela a seguir.  


A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Como as meningites bacterianas não induzem imunidade permanente após a doença, é indicado para o paciente, na sua alta, orientar as vacinas contra meningite. As meningites por pneumococo, meningococo e hemófilo podem ser evitadas por meio de vacinação com as respectivas vacinas: vacina polissacarídica 23-valente e vacina pneumocócica 10 ou 13-valente, vacina meningo C ou ACWY e vacina meningo B, e, por fim, vacina Hib ou penta ou hexavalente.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação no texto está correta. A meningite bacteriana, uma infecção séria das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, não confere imunidade permanente após a recuperação da doença. Isso significa que uma pessoa que já teve meningite bacteriana pode contrair a doença novamente. Portanto, é essencial que o paciente seja orientado a tomar as vacinas contra meningite na sua alta. As vacinas mencionadas no texto são todas eficazes na prevenção de diferentes tipos de meningite bacteriana: a vacina polissacarídica 23-valente e a vacina pneumocócica 10 ou 13-valente são eficazes contra a meningite pneumocócica; a vacina meningo C ou ACWY e a vacina meningo B são usadas contra a meningite meningocócica; e a vacina Hib, penta ou hexavalente é útil para prevenir a meningite causada pelo Haemophilus influenzae tipo b.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo