Um SPDA é constituído de três partes: sistemas captores, sis...
Um SPDA é constituído de três partes: sistemas captores, sistemas de descida e sistemas de aterramento. A 1ª coluna mostra alguns destes sistemas e a 2ª coluna exemplos de elementos dos mesmos.
Coluna 1
( 1 ) Captores naturais.
( 2 ) Captores não naturais.
( 3 ) Descidas naturais.
( 4 ) Descidas não naturais.
Coluna 2
( a ) Condutores de cobre nu instalados sobre as laterais das edificações ou nela embutidos.
( b ) Condutores de cobre nu diretamente enterrados em torno das edificações.
( c ) Coberturas metálicas ou tanques metálicos.
( d ) Postes metálicos, torres metálicas de comunicação.
( e ) Tipo Franklin.
( f ) Fundações de concreto armado das edificações.
A sequência CORRETA é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A. Vamos entender o porquê:
Um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é composto por três partes principais: sistemas captores, sistemas de descida e sistemas de aterramento. Cada um desses sistemas tem sua função específica no processo de proteção das edificações contra raios.
Sistemas captores são responsáveis por interceptar as descargas atmosféricas. Eles podem ser:
- Captores naturais: São elementos metálicos já existentes em uma construção que podem ser usados para captar raios, como coberturas metálicas ou tanques metálicos. Correspondem ao item 1(c).
- Captores não naturais: São dispositivos especialmente instalados para captar raios, como o tipo Franklin, que são as tradicionais pontas captoras. Correspondem ao item 2(e).
Sistemas de descida conduzem a corrente elétrica captada para o solo. Eles também podem ser:
- Descidas naturais: Utilizam elementos já presentes na estrutura da edificação, como postes metálicos ou torres metálicas. Correspondem ao item 3(d).
- Descidas não naturais: Consistem em condutores especificamente instalados para este fim, como condutores de cobre nu instalados sobre as laterais das edificações. Correspondem ao item 4(a).
Agora, vamos analisar porque as outras alternativas estão incorretas:
- B: Associa fundações de concreto armado a captores naturais, o que não é apropriado, pois fundações são típicas de sistemas de aterramento.
- C: Associa condutores de cobre nu diretamente enterrados a captores naturais, o que está incorreto porque esses condutores são usados em sistemas de aterramento.
- D: Associa o tipo Franklin a descidas não naturais, mas, na verdade, ele é um captor não natural.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer o tema da questão e a lógica por trás da alternativa correta. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra A- De acordo com a NBR 5419 e principalmente a IEC 62305, captadores naturais podem ser utilizados os elementos metálicos existentes na parte superior da estrutura a proteger e suficientemente dimensionados para suportar o impacto direto de uma descarga, sendo que estes podem ser por exemplo chaminés, claraboias, depósitos, etc.
Relativamente aos captadores artificiais, e seguindo as diretrizes invocadas no ponto 3.2, a aplicação destes pode ser realizada e essencialmente com recurso a três práticas: Hastes verticais (tipo Franklin), condutores de cobertura ou emalhado de condutores (Gaiola de Faraday).
Condutores de Descida Este tipo de componentes faz parte do sistema de pára-raios com o intuito de conduzir a corrente de descarga desde os captadores até aos elétrodos de terra. A implementação deste sistema tem como objetivo fornecer à referida corrente o maior número possível de caminhos possíveis até à terra e minimizar o comprimento e a impedância dos caminhos possíveis. Estes podem ser, tal como no caso dos captadores, considerados condutores de descidas naturais e artificiais. Estes últimos devem ser condutores nús e normalmente são compostos por cobre, ferro galvanizado ou aço inoxidável. Dependendo do tipo de condutor escolhido, as suas espessuras variam de forma a garantir que as propriedades dos mesmos não são afetadas quando ocorre uma descarga. Não devem ser nunca utilizados cabos isolados, quer sejam ou não coaxiais.
O número mínimo de descidas artificiais é dois, sendo o traçado apresentado por estas o mais vertical e rectilíneo possível, isto de forma a minimizar o percurso entre os elementos captadores das descargas e a terra. Devem ser evitadas sempre que possível a proximidade a zonas onde normalmente se encontram ou passam pessoas, como são exemplos disso as portas, janelas e varandas, assim como zonas com previsível ação mecânica intensa.
fonte: docplayer.com.br/amp/6747709-Protecao-de-um-edificio-industrial-contra-os-efeitos-das-descargas-atmosfericas.html
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo