Para Schellenberg, os métodos de classificação podem ser div...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: IFF Prova: CESPE - 2018 - IFF - Arquivista |
Q907229 Arquivologia
Para Schellenberg, os métodos de classificação podem ser divididos em três tipos: funcional, organizacional e por assuntos. O método de classificação por assuntos deve ser utilizado para agrupar documentos por
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Pastas de referência são pastas que vão se subdividindo a partir do assunto dos documentos. E a classificação por assuntos deve ser feita dessa forma.

Gabarito do Professor: Letra B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB B 

 

Os documentos públicos são classificados emFuncional, Organizacional e Por Assunto.

 

Funcional: basicamente trata dos problemas encontrados em reunir os documentos públicos de acordo com a função ou atividade. diz que os documentos que fixam diretrizes políticas devem ficar separados dos executivos; os gerais, dos específicos; os importantes, dos de rotina.

 

Organizacional: agrupa os documentos, descentralizando-os  fisicamente, ou seja, separam-se os documentos pela divisão em séries com base organizacional ou funcional. Esta classificação também denominada estrutural, objetivando construir a classificação dos documentos com base na estrutura da instituição, sendo ela por setores ou departamentos.

 

Por Assunto: Agrupa documentos segundo sua organização e função.

Na classificação de tais documentos, os cabeçalhos de assunto devem ser tirados da análise do assunto dos documentos.

Na Arquivologia, a classificação de documentos em arquivos se dá por meio de um instrumento denominado plano de classificação, objeto de pesquisa desse estudo. 

No caso de classificação de documentos arquivísticos, Schellenberg (2002) também contribuiu para o estudo referente à classificação dos documentos públicos, dividindo em três tipos: funcional, organizacional e por assunto.


A classificação organizacional:

*objetiva construir a classificação dos documentos com base na estrutura da instituição, sendo ela por setores ou departamentos. 

*agrupa os documentos, descentralizando-os fisicamente, ou seja, separam-se os documentos pela divisão em séries com base organizacional ou funcional .


A classificação funcional :

* trata dos problemas encontrados em reunir os documentos públicos de acordo com a função/atividade.

*os documentos que fixam diretrizes políticas devem ficar separados dos executivos; os gerais, dos específicos; os importantes, dos de rotina.


A classificação por assunto :

*agrupa documentos segundo sua organização e função.


Fonte:Artigos - Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação


A classificação por assuntos é utilizada com o objetivo de agrupar os documentos sob um mesmo tema, como forma de agilizar sua recuperação e facilitar as tarefas arquivísticas relacionadas com a avaliação, seleção, eliminação, transferência, recolhimento e acesso a esses documentos, uma vez que o trabalho arquivístico é realizado com base no conteúdo do documento, o qual reflete a atividade que o gerou e determina o uso da informação nele contida.

A classificação define, portanto, a organização física dos documentos arquivados, constituindo-se em referencial básico para sua recuperação. No código de classificação, as funções, atividades, espécies e tipos documentais genericamente denominados assuntos, encontram-se hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pelo órgão. Em outras palavras, os assuntos recebem códigos numéricos, os quais refletem a hierarquia funcional do órgão, definida através de classes, subclasses, grupos e subgrupos, partindo-se sempre do geral para o particular.

Fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/cctt_meio.pdf p. 9

Alguém sabe explicar o porque de "pastas referências"?

Gabarito B
 

Para Schellenberg (2005, 88), os métodos de classificação podem ser divididos em três tipos: funcional, organizacional e por assuntos. O autor americano, entretanto, descarta de maneira definitiva a possibilidade da classificação de documentos de arquivo ser feita por assunto. De acordo com sua argumentação, os documentos públicos, geralmente, devem ser agrupados segundo a organização (=estrutural) e função (=funcional), a EXCEÇÃO a essa regra se dá para certos tipos de documentos, tais como os que não se originam da ação governamental ou não estão a ela vinculados (=outra proveniência, logo, inorgarnicos). Incluem-se nesses documentos as pastas de referênciainformações. Podemos chamar esses documentos de não orgânicos, portanto, não arquivísticos.

 

PASTA DE REFERÊNCIA - trata da separação interna de uma informação/pasta (exp.: pasta funcional / Pasta de publicações / Pasta de contratos ...) em sub divisões menores para melhor gerenciar a informação, ou seja, em pastas de referência/sub-assuntos (Pasta fucional =Pasta de afastamentos +pasta de atos +pasta de documentos cadastrais ... ). Assim temos um conjunto de informações que foram divididas dentro da pasta funcional do servidor, LOGO, quando se fala em arranjo da pasta funcional, pode-se falar em classificação por assunto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo