Considerando os efeitos diretos e indiretos que os microrgan...
Considerando os efeitos diretos e indiretos que os microrganismos presentes no solo exercem sobre as plantas, julgue o item a seguir.
O processo biológico de fixação de nitrogênio atmosférico
realizado por procariotos de vida livre consiste na redução do
nitrogênio atmosférico a amônia por meio da enzima
óxido-nitroso-redutase.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO "ERRADO"
A enzima que desempenha tal função é a Nitrogenase.
Lembrando que são as bactérias denominadas genericamente de diazotróficas que possuem sistemas enzimáticos capazes de realizar esse processo. A enzima nitrogenase desses microrganismos é capaz de reduzir o N2 (gás nitrogênio) e convertê-lo a NH3 (amônia), que pode ser incorporado a moléculas orgânicas de aminoácidos, por exemplo.
As bactérias fixadoras de N ocorrem em três formas de vida: vida livre, associativas e em simbiose, descritas a seguir.
- Bactérias de vida livre: Os gêneros mais comuns são Azospirillum e Azotobacter.
- Bactérias associativas: Os gêneros mais comuns são Acetobacter, Herbaspirillum e Azospirillum.
- Bactérias simbiontes nodulíferas: Comum nas plantas leguminosas, que formam nódulos com bactérias genericamente denominadas de rizóbios (vários gêneros, como Rhizobium, Bradyrhizobium, Azorhizobium).
A fixação biológica de nitrogênio, realizado por bactérias.
As mais famosas e utilizadas são as dos gêneros Rhizobium e Bradyrhizobium, que transformam o Nitrogênio em uma forma que pode ser usada na nutrição das plantas.
Gabarito: Errado.
A nitrogenase é a enzima responsável pela conversão do N₂ atmosférico em amônia (NH₃)
A óxido-nitroso-redutase, citada no enunciado, está relacionada à redução de óxido nitroso (N₂O) a gás nitrogênio (N₂) na etapa final da desnitrificação, e não na fixação biológica de nitrogênio
A afirmação está incorreta ao atribuir à óxido-nitroso-redutase um papel na fixação biológica de nitrogênio. O processo é mediado pela nitrogenase em procariotos, tanto em associações simbióticas quanto em organismos de vida livre.
1. Processo de Fixação de Nitrogênio:
A fixação biológica de nitrogênio é realizada principalmente por bactérias do gênero Rhizobium, que formam associações simbióticas com plantas leguminosas. Essas bactérias reduzem o nitrogênio atmosférico (N₂) a amônia (NH₃) utilizando a enzima nitrogenase, e não a óxido-nitroso-redutase.
2. Procariotos de Vida Livre:
Embora existam procariotos de vida livre que também realizam a fixação de nitrogênio, como algumas cianobactérias e bactérias do solo, o processo ainda é mediado pela nitrogenase. A óxido-nitroso-redutase está envolvida em processos diferentes, especificamente na redução do óxido nitroso (N₂O) para nitrogênio gasoso (N₂), que é uma etapa do ciclo do nitrogênio, mas não na fixação direta de nitrogênio atmosférico.
3. Importância da Nitrogenase:
A nitrogenase é a enzima chave que catalisa a reação de fixação de nitrogênio, permitindo que as plantas acessem formas utilizáveis desse nutriente essencial, contribuindo para a fertilidade do solo e a nutrição das plantas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo