Sobre a fiscalização financeira, contábil e orçamentária, a ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. B
A) ERRADO - Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.
§ 1º O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.
B) CORRETO - C.F/88. Art.71. § 3º As decisões do Tribunal de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo.
C) ERRADO - C.F/88. Art.73. § 4º O auditor, quando em substituição a Ministro, terá as mesmas garantias e impedimentos do titular e, quando no exercício das demais atribuições da judicatura, as de juiz de Tribunal Regional Federal.
D) ERRADO - C.F/88. Art.73. § 2º Os Ministros do Tribunal de Contas da União serão escolhidos:
I – um terço pelo Presidente da República, com aprovação do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministério Público junto ao Tribunal, indicados em lista tríplice pelo Tribunal, segundo os critérios de antiguidade e merecimento.
II – dois terços pelo Congresso Nacional.
E) ERRADO - C.F/88. Art. 75. As normas estabelecidas nesta seção (Seção IX – Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária) aplicam- se, no que couber, à organização, composição e fiscalização dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios.
"Os que semeiam em lágrimas, ceifarão com alegria". SL.126.5
e se houver tribunal de contas municipal?
gabarito errado, a questão não pode generalizar o fato de não existir tribunal de contas municipal em todos os municipios.
atenção QC, as algumas questões com erro no gabarito.
Concordo com o colega Elvis.
A resposta correta é a letra B. Porém, o gabarito indica que é a letra A.
GABARITO: B.
Eficácia das decisões do Triunal de Contas
CF, art. 71, § 3º As decisões do Tribunal de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo.
✦ Título executivo = documento constituído no âmbito do PJ que representa uma dívida líquida e certa, permitindo ao seu titular propor a correspondente ação executiva para fins de cobrança.
✦ Quando uma decisão do Tribunal de Contas que condenada um responsável em débito ou multa chega ao PJ, o juiz não precisa de mais nenhuma prova para reconhecer que o condenado realmente deve aquele valor.
✦ Para se revestir do caráter de título executivo extrajudicial, a decisão do Tribunal deve conter a identificação do responsável e o valor do débito ou multa, em moeda nacional.
✦ A imputação de débito tem natureza de responsabilização civil, para ressarcimento do prejuízo causado ao erário. Não é uma sanção.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo