A doença celíaca é uma condição clínica crônica do intestino...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3036103 Nutrição
A doença celíaca é uma condição clínica crônica do intestino delgado de caráter autoimune em que o indivíduo geneticamente predisposto não tolera a exposição ao glúten. Uma vez que afeta um órgão do sistema gastrointestinal, algumas deficiências podem ser observadas nesses pacientes devido à má absorção. Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença Celíaca do Ministério da Saúde, são exemplos de micronutrientes em deficiência que devem ser diagnosticados e tratados:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

A questão aborda a doença celíaca, uma condição autoimune que afeta o intestino delgado devido à intolerância ao glúten. A doença leva à má absorção de nutrientes, resultando em deficiências de certos micronutrientes. Para resolver a questão, é necessário compreender quais nutrientes são frequentemente deficientes em indivíduos com esta condição, de acordo com diretrizes do Ministério da Saúde.

Alternativa Correta: B - Ferro, ácido fólico, vitamina B12 e cálcio.

Esta alternativa está correta porque a má absorção associada à doença celíaca frequentemente resulta em deficiências desses nutrientes:

  • Ferro: A má absorção do ferro é comum, levando à anemia ferropriva.
  • Ácido Fólico e Vitamina B12: Ambos são essenciais para a formação de células sanguíneas e sua deficiência também pode levar a anemias.
  • Cálcio: A absorção prejudicada de cálcio pode levar a problemas ósseos, como osteoporose.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - Zinco, cobre, vitamina A e vitamina D: Embora a deficiência de zinco possa ocorrer, cobre, vitamina A e vitamina D não são microdeficiências típicas associadas em todos os casos de doença celíaca, tornando essa alternativa inadequada.
  • C - Vitamina C, ferro, vitamina B1 e selênio: A vitamina C e selênio não são comumente deficientes em celíacos, ainda que o ferro possa ser. A vitamina B1 não é frequentemente mencionada em diretrizes específicas da doença celíaca.
  • D - Magnésio, vitamina E, cloro e sódio: Essas deficiências não são primárias em celíacos. Magnésio e vitamina E não são relatados comumente, e cloro e sódio raramente são deficientes devido à dieta celíaca.
  • E - Potássio, vitamina C, vitamina D e cálcio: Potássio e vitamina C não são comuns em diretrizes para doença celíaca. Enquanto o cálcio pode ser deficiente, esta opção não abrange outros nutrientes mais característicos da condição.

Ao abordar questões sobre dietoterapia para a doença celíaca, é essencial ter em mente os nutrientes mais frequentemente comprometidos e as orientações oficiais que guiam o tratamento eficaz.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra B.

Ferro, ácido fólico, vitamina B12 e cálcio .

A doença celíaca leva a uma maior absorção de nutrientes, resultando em deficiências de diversos micronutrientes, entre os quais o ferro, o ácido fólico, a vitamina B12 e o cálcio são os mais frequentemente afetados. Essas deficiências podem ocorrer devido à inflamação e ao dano à mucosa intestinal, que comprometem o abdômen.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo