Lixo é todo e qualquer material descartado por alguém que nã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2367987 Meio Ambiente
Lixo é todo e qualquer material descartado por alguém que não reconhece seu valor. A partir do momento que se admite a possibilidade de valor no lixo, este passa a ser resíduo sólido. Até o final dos anos 80 a indústria de reciclagem era bastante primária no Brasil. A taxa de reciclagem era inferior a 1% dos resíduos descartados. Havia pouca diversidade de materiais recicláveis e o papel era o que mais se reciclava. Ao contrário dos dados da reciclagem nos anos 80, as indústrias do século 21 são capazes de reaproveitar quase 100% dos resíduos gerados para criação de novos produtos. Na perspectiva que, hoje, o mercado de resíduos sólidos recicláveis movimenta bilhões na economia global. Assinale a afirmativa que não está de acordo com essa perspectiva.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C

Antes de abordarmos a alternativa correta, é importante compreender o contexto da questão. Ela se refere ao conceito de lixo e resíduo sólido, bem como a evolução da indústria de reciclagem e o impacto da economia circular na sociedade e no meio ambiente. Para responder a questão, é necessário conhecimento sobre sustentabilidade, gestão de resíduos e as práticas envolvidas no processo de reciclagem.

A questão destaca a transformação da percepção e do valor atribuídos aos resíduos sólidos ao longo do tempo, apontando para a relevância econômica do setor no cenário atual. Enquanto nas décadas passadas o índice de reciclagem era mínimo, hoje há um reconhecimento do potencial de reaproveitamento quase total dos resíduos e a consequente movimentação econômica decorrente deste setor.

A alternativa C afirma que a economia circular busca redefinir a noção de crescimento, focando em benefícios para investidores que lucram de maneira vertiginosa. Essa afirmação é incorreta porque o princípio da economia circular não se limita ao lucro dos investidores. A economia circular visa à sustentabilidade e ao bem-estar coletivo, propondo um modelo econômico regenerativo e restaurativo por design, que beneficia não só a economia, mas também o meio ambiente e a sociedade como um todo. Ela enfatiza a reutilização, a redução, a reciclagem e a recuperação de materiais em todos os processos de produção e consumo, reduzindo a necessidade de extração de recursos finitos e o descarte de resíduos.

Portanto, a alternativa C está incorreta porque apresenta uma visão limitada e distorcida da economia circular, focando exclusivamente nos lucros dos investidores ao invés do modelo mais holístico e sustentável que o conceito de fato representa.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab C.

economia circular é um conceito baseado na inteligência da natureza e que se opõe ao processo produtivo da economia linear, onde os resíduos são insumos para a produção de novos produtos. No meio ambiente, restos de frutas consumidas por animais se decompõem e viram adubo para plantas. Esse conceito também é chamado de “cradle to cradle” (do berço ao berço), onde não existe a ideia de resíduo, e tudo serve continuamente de nutriente para um novo ciclo.

Fonte: https://www.ecycle.com.br/economia-circular/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo