No que diz respeito aos documentos, assinale a alternativa c...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - A acessibilidade determina que um documento arquivístico acessível é aquele que pode ser localizado, recuperado, apresentado e interpretado.
Vamos entender por que essa alternativa está correta e analisar as demais opções.
Justificativa da Alternativa Correta:
A acessibilidade em arquivologia é, de fato, uma característica fundamental. Significa que um documento deve estar disponível para ser localizado, recuperado, apresentado e interpretado quando necessário. Isto é crucial para que a informação contida nos documentos possa ser utilizada de forma eficiente e eficaz pelos usuários.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - "O documento de arquivo é aquele produzido e recebido pelos órgãos do poder público, no desempenho de suas atividades."
A definição de documento de arquivo é mais abrangente e não se limita apenas aos órgãos do poder público. Inclui também documentos produzidos e recebidos por entidades privadas ou pessoas físicas no transcorrer de suas atividades.
B - "A confiabilidade do documento é a característica segundo a qual os registros documentais são inerentemente verdadeiros."
A confiabilidade do documento não significa que os registros são inerentemente verdadeiros. Confiabilidade refere-se à autenticidade e precisão do documento. Ou seja, que ele é genuíno e foi criado conforme práticas de documentação confiáveis.
C - "A fidignidade do documento é uma característica vinculada à transmissão, à preservação e à custódia dos documentos."
A fidedignidade está mais relacionada à confiabilidade e à autenticidade dos documentos, não exatamente à transmissão, preservação e custódia. Essas atividades são mais associadas à gestão documental e à preservação.
E - "A naturalidade prega que o conjunto dos documentos deve retratar as funções e a infraestrutura do órgão que o produziu."
A naturalidade no contexto arquivístico refere-se à formação dos documentos de forma orgânica e natural no exercício das atividades da entidade produtora. A definição apresentada se aproxima do conceito de proveniência, que diz respeito à origem e ao contexto de produção dos documentos, mas não está exatamente correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Documentos de arquivo são todos os que produzidos e/ou recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, no exercício de suas atividades, constituem elementos de prova ou de informação.
B) A confiabilidade está relacionada ao momento em que o documento é produzido e à veracidade de seu conteúdo. Para tanto, precisa ser dotado de completeza e ter seus procedimentos de criação bem controlados.
C) Fidedignidade é o grau de confiabilidade de um documento como declaração de um fato, isto é, sua capacidade de representar os fatos tratados (DURANTI, 2005)
D) GABARITO
E) Naturalidade diz que os documentos são acumulados de acordo com as atividades da instituição, ou seja, sua acumulação ocorre dentro das transações por ela executadas.
Sobre a B:
Segundo Luciana Duranti, é a imparcialidade a característica que define que os documentos são inerentemente verdadeiros.
gab: letra D
A acessibilidade é um princípio fundamental da gestão documental e da informação. Para que um documento seja útil, ele precisa ser encontrado (localizado), recuperado do armazenamento, apresentado de forma clara e compreensível (interpretado) para o usuário
- A: A definição de documento de arquivo é mais abrangente, incluindo não apenas órgãos públicos, mas também entidades privadas, pessoas e famílias.
- B: A confiabilidade de um documento não é inerente, mas deve ser avaliada com base em diversos fatores, como a autoria, a data, o contexto de produção e a preservação.
- C: A fidignidade está relacionada à autenticidade e à integridade do documento, não apenas à sua transmissão e custódia.
- E: A naturalidade é um princípio arquivístico que diz respeito à organicidade do conjunto documental, ou seja, à forma como os documentos se relacionam entre si e refletem as atividades da instituição produtora.
.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo