De acordo a predominância de certos elementos textuais, pode...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q499567 Português
A partir da década de 70, tendo como marco histórico a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e diante dos problemas oriundos da degradação ambiental, iniciou-se no mundo uma crescente consciência de que seria necessária uma forma diferenciada do ser humano se relacionar com a natureza, e de gerar e distribuir riquezas.

Por outro lado, em paralelo a este movimento chamado “verde", a desigualdade social foi nas últimas décadas expandindo numa velocidade vertiginosa e com ela crescendo a exclusão social e a violência.

Em decorrência destes dois fatores deparamo-nos, na década de 90, com um novo fenômeno social, qual seja a proliferação do 3º setor: a esfera pública não-estatal. Somado a isto, ganharam força os movimentos da qualidade empresarial e dos consumidores. De agente passivo de consumo, o consumidor passa a ser agente de transformação social, por meio do exercício do seu poder de compra, uso e descarte de produtos, de sua capacidade de poder privilegiar empresas que tinham valores outros que não somente o lucro na sua visão de negócios. Assim, sociedade civil e empresas passam a estabelecer parcerias na busca de soluções, diante da convicção de que o Estado sozinho não é capaz de solucionar a todos os problemas e a responder a tantas demandas

É diante desta conjuntura que nasce o movimento da responsabilidade social. Movimento este que vem crescendo e ganhando apoio em todo o mundo, e que propõe uma aliança estratégica entre 1º, 2º e 3º setores na busca da inclusão social, da promoção da cidadania, da preservação ambiental e da sustentabilidade planetária, na qual todos os setores têm responsabilidades compartilhadas e cada um é convidado a exercer aquilo que lhe é mais peculiar, mais característico. E, para que essa aliança seja possível, a ética e a transparência são princípios fundamentais no modo de fazer negócios e de relacionar-se com todas as partes interessadas.

À sociedade civil organizada cabe papel fundamental pelo seu poder ideológico - valores, conhecimento, inventividade e capacidades de mobilização e transformação.
A responsabilidade social conclama todos os setores da sociedade a assumirem a responsabilidade pelos impactos que suas decisões geram na sociedade e meio ambiente. Nesse sentido, os setores produtivos e empresariais ganham um papel particularmente importante,
pelo impacto que geram na sociedade e seu poder econômico e sua capacidade de formular estratégias e concretizar ações.

Essa nova postura, de compartilhamento de responsabilidades, não implica, entretanto, em menor responsabilidade dos governos, ao contrário, fortalece o papel inerente ao governo de grande formulador de políticas públicas de grande alcance, visando o bem comum e a equidade social, aumentando sua responsabilidade em bem gerenciar a sua máquina, os recursos públicos e naturais na sua prestação de contas à sociedade. Além disso, pode e deve ser o grande fomentador, articulador e facilitador desse novo modelo que se configura de fazer negócios.

                                                                                                                                       (Disponível em:                                     http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/contextualizacao.asp. Acesso em dezembro de 2014.)

De acordo a predominância de certos elementos textuais, pode-se afirmar que o texto apresentado é um exemplo de
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém ai sabe um bizu para tipologia textual?

NARRATIVO: fatos são narrados, presença de verbos que indicam ação, tempo, espaço, personagens. Ex.: conto, crônica, fábula, biografias

DESCRITIVO: presença de adjetivos, descreve coisas, pessoas, ações, situações e lugares. Ex.: laudo, relatório, ata, guia de viagem.

DISSERTATIVO: serve para convencer o leitor sobre algo, defender seu pronto de vista com argumentos. Ex.: editorial, ensaio, tese, dissertação.

EXPOSITIVO: expõe um assunto, linguagem clara e concisa. Ex.: artigo cientifico, reportagem, resumo

INJUNTIVO: orienta, ensina, prescreve algo, verbos no imperativo. Ex.: receita, manual, leis, editais. 

Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

Gaba: D

 

DISSERTATIVO: serve para convencer o leitor sobre algo, defender seu pronto de vista com argumentos. Ex.: editorial, ensaio, tese, dissertação.

Gab .D.

Dissertação.

Na minha opinião, a maior parte do tempo o autor do texto contou uma história. Argumentou, mas narrou mais.

Pra mim seria narrativo...LETRA B. Mas fazer o quê? IDECAN é IDECAN.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo