O primeiro exame laboratorial a se alterar na anemia ferrop...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1702669 Medicina
O primeiro exame laboratorial a se alterar na anemia ferropriva é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a identificação do primeiro exame laboratorial a se alterar na anemia ferropriva, uma condição causada pela deficiência de ferro. Para responder corretamente, é necessário entender como os exames laboratoriais refletem as mudanças nos estoques de ferro no corpo. A ferritina é a proteína que armazena ferro e sua dosagem é o primeiro parâmetro a se alterar quando os níveis de ferro começam a cair.

Alternativa correta: B - Ferritina

A ferritina é o exame mais sensível para detectar a depleção dos estoques de ferro, mesmo antes que outras alterações nos testes laboratoriais ocorram. Em casos de anemia ferropriva, os níveis de ferritina diminuem antes de qualquer outro parâmetro, tornando-a o exame inicial a se alterar.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

A - Ferro sérico: O ferro sérico pode oscilar com a dieta e outros fatores agudos e, por isso, não é o primeiro a se alterar na deficiência crônica de ferro.

C - Saturação de transferrina: A saturação de transferrina começa a diminuir após a redução da ferritina, pois reflete a quantidade de ferro disponível para transporte, não os estoques.

D - Capacidade de ligação do ferro: Este parâmetro geralmente está aumentado na anemia ferropriva, mas isso acontece em uma fase já mais avançada, após a alteração da ferritina.

E - Reticulócitos: Os reticulócitos podem não se alterar inicialmente em casos de anemia ferropriva, pois eles indicam a resposta da medula óssea à anemia, que ocorre mais tardiamente.

Portanto, identificar a ferritina como o primeiro exame a se alterar é essencial para o diagnóstico precoce da anemia ferropriva.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa B - ferritina. A anemia ferropriva é caracterizada pela deficiência de ferro no organismo, o que afeta a produção de hemoglobina e pode levar à diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue. A ferritina é uma proteína que armazena ferro no organismo e é um indicador importante dos estoques de ferro. Na anemia ferropriva, a ferritina sérica diminui devido à falta de ferro disponível para ser armazenado. Portanto, a redução dos níveis de ferritina é o primeiro exame laboratorial a se alterar na anemia ferropriva. As outras alternativas podem também sofrer alterações na anemia ferropriva, porém, a alteração da ferritina é a mais característica dessa condição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo