Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos corr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1684928 Medicina
Um caminhoneiro de 41 anos de idade, que viaja frequentemente para as regiões Norte (Rondônia), Nordeste e Sudeste (São Paulo), tabagista, procura atendimento médico por febre diária há 15 dias, associada a episódios de tremedeira, cefaleia e mialgia, além de estar astênico e indisposto. Não consegue trabalhar. Exames de sangue demonstraram anemia e trombocitopenia. O médico solicita um exame de gota espessa com alta parasitemia por Plasmodium vivax. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


O diagnóstico diferencial é feito com febre tifoide, febre amarela, leptospirose, hepatite infecciosa, leishmaniose visceral, doença de Chagas aguda, salmoneloses septicêmicas e endocardites.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está correta. O diagnóstico diferencial é o processo que os médicos usam para identificar a doença que está causando os sintomas do paciente. Neste caso, o caminhoneiro tem vários sintomas específicos, incluindo febre diária, tremedeira, dor de cabeça, dor muscular, astenia, indisposição, anemia e trombocitopenia, que podem ser causados por várias doenças. Portanto, o médico deve considerar várias condições médicas possíveis que podem causar esses sintomas, incluindo febre tifoide, febre amarela, leptospirose, hepatite infecciosa, leishmaniose visceral, doença de Chagas aguda, salmoneloses septicêmicas e endocardites. Depois de excluir essas possíveis causas, o médico concluiu que o paciente estava sofrendo de malária causada pelo Plasmodium vivax, após a realização do exame de gota espessa. Portanto, a questão está correta porque o médico usou o diagnóstico diferencial para chegar ao diagnóstico final.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo