Na gestão de risco do setor público, com base na Instrução N...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2235286 Auditoria
Na gestão de risco do setor público, com base na Instrução Normativa (IN) 01/2016-MP/CGU, os controles internos da gestão se constituem na primeira linha (ou camada) de defesa das organizações públicas para propiciar o alcance de seus objetivos. Tais controles compõem-se de um conjunto de regras, procedimentos, diretrizes, protocolos, rotinas de sistemas informatizados, conferências e trâmites de documentos e informações, entre outros, operacionalizados de forma integrada pela gestão da UFPA, destinados a enfrentar os riscos e fornecer segurança razoável, na consecução da missão da Universidade. Assim, considerando os objetivos dos controles internos da gestão, assinale (V) para os objetivos verdadeiros e (F) para os falsos.
( ) Assegurar a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, incluindo normas, políticas, programas, planos e procedimentos de governo e da própria organização.
( ) Assegurar que as informações produzidas sejam íntegras e confiáveis à tomada de decisões, ao cumprimento de obrigações de transparência e à prestação de contas.
( ) Salvaguardar e proteger ativos e recursos públicos contra desperdícios de energia e de água, visando à sustentabilidade ambiental.
( ) Dar suporte à missão, à continuidade e à sustentabilidade institucional, pela garantia razoável de atingimento dos objetivos estratégicos do órgão ou entidade.

A sequência correta é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda conhecimentos da Instrução Normativa Conjunta MP/CGU n. 01, de 2016, que versa sobrecontroles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal.

 

Vamos analisar cada assertiva sob a luz do normativo acima:

(V) Assegurar a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, incluindo normas, políticas, programas, planos e procedimentos de governo e da própria organização.

Correta, de acordo com o inciso IV do Art. 10 do normativo.

 

(V) Assegurar que as informações produzidas sejam íntegras e confiáveis à tomada de decisões, ao cumprimento de obrigações de transparência e à prestação de contas.

Correta, de acordo com o inciso III do Art. 10 do normativo.

 

(F) Salvaguardar e proteger ativos e recursos públicos contra desperdícios de energia e de água, visando à sustentabilidade ambiental.

Incorreta, de acordo com o inciso V do Art. 10 o objetivo é: 

salvaguardar e proteger bens, ativos e recursos públicos contra desperdício, perda, mau uso, dano, utilização não autorizada ou apropriação indevida.

 

(V) Dar suporte à missão, à continuidade e à sustentabilidade institucional, pela garantia razoável de atingimento dos objetivos estratégicos do órgão ou entidade.

Correta, de acordo com o inciso I do Art. 10 do normativo.

Portanto, o gabarito é letra C.

 

Fonte: Instrução Normativa Conjunta MP/CGU n. 01, de 2016, que versa sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 9 o Os controles internos da gestão devem ser estruturados para oferecer segurança razoável de que os objetivos da organização serão alcançados. A existência de objetivos claros é pré requisito para a eficácia do funcionamento dos controles internos da gestão.

Art. 10. Os objetivos dos controles internos da gestão são: I – dar suporte à missão, à continuidade e à sustentabilidade institucional, pela garantia razoável de atingimento dos objetivos estratégicos do órgão ou entidade;

II – proporcionar a eficiência, a eficácia e a efetividade operacional, mediante execução ordenada, ética e econômica das operações;

III – assegurar que as informações produzidas sejam íntegras e confiáveis à tomada de decisões, ao cumprimento de obrigações de transparência e à prestação de contas;

IV – assegurar a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, incluindo normas, políticas, programas, planos e procedimentos de governo e da própria organização; e

V – salvaguardar e proteger bens, ativos e recursos públicos contra desperdício, perda, mau uso, dano, utilização não autorizada ou apropriação indevida.

O foco do controle interno não é a sustentabilidade ambiental

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo