Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1684930 Medicina
Um paciente de 35 anos de idade refere-se a início de tosse produtiva, febre baixa, sudorese (principalmente à noite) e perda ponderal não mensurada há um mês. Relata também episódios de vômitos após ingesta alimentar há aproximadamente duas semanas e nega dor torácica, hemoptise e diarreia. Ao exame físico, constatam-se os seguintes resultados: RER; FR = 24 ipm; FC = 90 bpm; e PA = 120 mmHg × 70 mmHg. Quanto ao aparelho respiratório, nota-se MV rude e diminuído em base direita e abolido em base esquerda, observando-se creptos, roncos e sibilos bilaterais. Acerca do aparelho cardiovascular, percebe-se BNFT em 2T sem sopros ou desdobramentos. Verificaram-se abdome plano, flácido, indolor, sem visceromegalias, RHA +; sem rigidez de nuca; Glasgow 15; extremidades frias; e edema +/4+ em MMII.  

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Para esse caso, as hipóteses diagnósticas podem ser neoplasias, infecções fúngicas, pneumonia nocardiose, abscesso pulmonar, tuberculose, outras micobacterioses, doenças autoimunes ou silicose.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - certo

Vamos entender por que essa alternativa está correta. O caso clínico apresentado descreve um paciente com sintomas respiratórios e sistêmicos, como tosse produtiva, febre baixa, sudorese noturna e perda ponderal. Além disso, há achados no exame físico, como crepitações, roncos e sibilos bilaterais, além de achados respiratórios significativos como murmúrio vesicular rude e diminuído em uma base e abolido na outra.

Esses sintomas são típicos de várias condições que afetam o aparelho respiratório e que podem ser crônicas ou subagudas. A lista de hipóteses diagnósticas mencionadas na questão inclui:

  • Neoplasias: Tumores pulmonares podem apresentar-se com sintomas sistêmicos e respiratórios similares.
  • Infecções fúngicas: Infecções como a histoplasmose e aspergilose podem causar sintomas respiratórios crônicos.
  • Pneumonia nocardiose: Uma infecção causada por Nocardia que pode ser confundida com outras infecções pulmonares crônicas.
  • Abscesso pulmonar: Pode apresentar-se com febre, tosse produtiva e perda de peso.
  • Tuberculose: Clássica por apresentar febre, sudorese noturna e perda de peso.
  • Outras micobacterioses: Infecções por micobactérias não tuberculosas podem ter manifestações similares à tuberculose.
  • Doenças autoimunes: Podem causar envolvimento pulmonar e os sintomas descritos.
  • Silicose: Uma doença ocupacional que pode levar a sintomas respiratórios crônicos.

O enunciado e suas hipóteses diagnósticas abrangem uma gama de condições que compartilham características clínicas semelhantes. Assim, a afirmação de que essas condições poderiam ser hipóteses diagnósticas para os sintomas apresentados pelo paciente é correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta. O quadro clínico descrito no enunciado é característico de doenças pulmonares e respiratórias, que podem se manifestar com sintomas como tosse produtiva, febre, sudorese, perda de peso, entre outros. As condições mencionadas como hipóteses diagnósticas (neoplasias, infecções fúngicas, pneumonia por nocardiose, abscesso pulmonar, tuberculose, outras micobacterioses, doenças autoimunes e silicose) são todas condições que poderiam se apresentar com esses sintomas. Além disso, o exame físico também aponta para problemas respiratórios, com diminuição do murmúrio vesicular e presença de ruídos adventícios bilaterais. Logo, essas hipóteses diagnósticas são plausíveis e compatíveis com os sintomas e sinais apresentados pelo paciente, confirmando a veracidade da afirmação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo