A corrente teórica e prática, proposta no final do séc. XIX...
A corrente teórica e prática, proposta no final do séc. XIX e considerada como uma das origens da Ciência da Informação, é a Documentação. Sua estrutura é composta por princípios e técnicas que promoveram a representação de conteúdo dos diversos documentos com o objetivo de promover o uso da informação. A concepção dessa corrente está associada:
1) a Paul Otlet e Henri La Fontaine, advogados belgas, mentores do Instituto Internacional de Bibliografia (IIB) e do Repertório Bibliográfico Universal (RBU), cujo projeto proposto chegou a ter 16 milhões de fichas.
2) à necessidade de tornar acessível a quantidade de informação publicada, produzindo um todo homogêneo destas massas documentais, para as quais seriam necessários novos procedimentos, distintos da biblioteconomia.
3) à publicação do Tratado de Documentação, em 1934, sistematizado por Otlet; nesta obra, o autor apresenta a visão sistêmica por meio da noção de fluxo documentário.
4) a um conjunto de operações distribuídas entre pessoas e organismos diferentes: o autor, o copista, o impressor, o editor, o livreiro o bibliotecário, o pesquisador, o trabalhador intelectual.
5) ao aniversário de 100 anos da Federação Internacional de Documentação (FID), como um dos fatores que promoveu a divulgação da Documentação.
Estão corretas: