A higiene das mãos é o item principal das precauções padrão ...
A higiene das mãos é o item principal das precauções padrão e é, indiscutivelmente, a medida mais eficaz para prevenir e controlar as infecções. Sobre essa prática de segurança do paciente, considere as orientações a seguir.
I A higiene das mãos pode ser realizada friccionando as mãos com preparação alcoólica ou higienizando-as com água e sabonete líquido ou espuma, o que deixa as mãos livres de contaminação microbiana, potencialmente prejudicial, e também seguras para o atendimento ao paciente.
II A maneira mais eficaz de garantir uma ótima higiene das mãos é higienizando-as com água e sabonete, recurso este que se sobrepõe, inclusive, à utilização de preparação alcoólica para as mãos.
III As indicações correspondentes aos momentos “antes” se destinam a evitar a transmissão microbiana ao profissional da saúde e ao ambiente assistencial, ou seja, outros pacientes, suas imediações e o ambiente dos cuidados de saúde.
IV O objetivo das indicações para a higiene das mãos é interromper a transmissão de micro-organismos pelas mãos e evitar a colonização do paciente por patógenos potenciais, a disseminação de doenças potenciais no ambiente assistencial, infecções causadas principalmente por micro-organismos endógenos, a colonização e a infecção dos profissionais de saúde.
Dentre as orientações, estão corretas