Acerca dos fundamentos históricos, teórico-metodológicos, ét...
( ) A interlocução com os problemas e as polêmicas no conjunto das ciências sociais é um traço do processo de renovação do Serviço Social brasileiro. ( ) As bases da laicização do Serviço Social encontram-se nas condições novas postas à formação profissional pela autocracia burguesa. Neste período instauram-se as condições para a renovação do Serviço Social. ( ) O pluralismo profissional, radicado nos procedimentos diferentes que embasam a prática e a validação teórica, bem como nas matrizes teóricas a que elas se prendem é um traço que se instaura no Serviço Social brasileiro com o projeto ético-político hegemônico na contemporaneidade. ( ) Até a primeira metade da década de 1950, o Serviço Social brasileiro não apresentava polêmicas de relevo, mostrava uma relativa homogeneidade nas suas projeções interventivas fundamentadas no arranjo teórico constituído pelo neotomismo, pela doutrina social da igreja católica e pelo funcionalismo.
A sequência está correta em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. A
Alguém pode explicar?
Sobre os erros:
1. V
2. V
3. O pluralismo se instaura no serviço social com o processo de renovação e não com o projeto ético-político.
4. nesse período o serviço social tbm recebia influencia positivista, logo, não é possível falar em homogeneidade do pensamento neotomista. E mais: "até a primeira metade da década de sessenta, não apresentava polêmicas de relevo, mostrava uma relativa homogeneidade nas suas projeções interventivas, sugeria uma grande unidade nas suas propostas profissionais, sinalizava uma formal assepsia de participação político-partidária, carecia de uma elaboração teórica significativa e plasmava-se numa categoria profissional onde parecia imperar, sem disputas de vulto, uma consensual direção interventiva e cívica". (Ref.: O serviço social na contemporaneidade: demandas e respostas - Maria Cristina Piana)
Erro do íten 4:
As intervençoes eram embasadas no chamado PENSAMENTO DOUTRINÁRIO NEOTOMISTA. O arranjo teórico era formado pela : Teoria POSITIVISTA e o pensamento Neotomista. Lembrando que o Neotomismo não é e nunca foi teoria porque nao tem método próprio.
Em Ditadura e Serviço Social: Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64, José Paulo Netto afirma que é inconteste que o serviço social no Brasil, até a primeira metade da década de 1960, não apresentava polêmicas de relevo, mostrava uma relativa homogeneidade nas suas projeções interventivas, sugeria uma grande unidade nas suas propostas profissionais e carecia de uma elaboração teórica significativa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo