Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1684934 Medicina
Um paciente de 35 anos de idade refere-se a início de tosse produtiva, febre baixa, sudorese (principalmente à noite) e perda ponderal não mensurada há um mês. Relata também episódios de vômitos após ingesta alimentar há aproximadamente duas semanas e nega dor torácica, hemoptise e diarreia. Ao exame físico, constatam-se os seguintes resultados: RER; FR = 24 ipm; FC = 90 bpm; e PA = 120 mmHg × 70 mmHg. Quanto ao aparelho respiratório, nota-se MV rude e diminuído em base direita e abolido em base esquerda, observando-se creptos, roncos e sibilos bilaterais. Acerca do aparelho cardiovascular, percebe-se BNFT em 2T sem sopros ou desdobramentos. Verificaram-se abdome plano, flácido, indolor, sem visceromegalias, RHA +; sem rigidez de nuca; Glasgow 15; extremidades frias; e edema +/4+ em MMII.  

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Outra possibilidade de fazer o diagnóstico da tuberculose nesse paciente seria o teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) em amostras de escarro de adultos. Ele também detecta a resistência à rifampicina, com uma sensibilidade de 95%, além de o resultado sair em duas horas; porém, o TRM-TB não está disponível em nenhuma unidade da rede pública no País.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a tuberculose, uma doença infecto-contagiosa que é um problema de saúde pública. A questão aborda a utilização de testes diagnósticos, especificamente o teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB). Para resolver essa questão, é necessário conhecer os métodos diagnósticos para tuberculose, especialmente os disponíveis no sistema de saúde pública do país.

A alternativa correta para a questão é: E - errado

Vamos entender o porquê:

Justificativa para a alternativa "E - errado":

A questão afirma que o TRM-TB não está disponível em nenhuma unidade da rede pública no país. Isso está incorreto. O teste rápido molecular para tuberculose está sim disponível em algumas unidades da rede pública, especialmente em centros de referência para diagnóstico de tuberculose. O TRM-TB é uma ferramenta importante, pois, além de diagnosticar a tuberculose de forma rápida (resultado em cerca de duas horas), também detecta resistência à rifampicina, uma das principais drogas no tratamento da doença.

Além disso, o teste possui uma alta sensibilidade de 95%, tornando-o extremamente eficaz para diagnósticos mais precisos.

Por que a alternativa "C - certo" está incorreta:

A alternativa "C - certo" não é adequada porque, mesmo que o TRM-TB seja uma excelente opção para o diagnóstico da tuberculose, a afirmação de que ele não está disponível em nenhuma unidade da rede pública não é verdadeira. Isso torna a opção "C" errada.

Portanto, a resposta correta é E - errado porque a premissa da questão está equivocada em relação à disponibilidade do teste no sistema público de saúde.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O TRM-TB está indicado, prioritariamente, para o diagnóstico de tuberculose pulmonar e laríngea em adultos e adolescentes. Sua sensibilidade em amostras de escarro de adultos é de cerca de 90% sendo superior à da baciloscopia. O teste também detecta a resistência à rifampicina, com uma sensibilidade de 95%.

O TRM-TB está indicado nas seguintes situações:

  • Diagnóstico de casos novos de TB pulmonar e laríngea em adultos e adolescentes incluindo as populações de maior vulnerabilidade;
  • Diagnóstico de TB extrapulmonar nos materiais biológicos já validados;
  • Triagem de resistência à rifampicina nos casos de retratamento e nos casos com suspeita de falência ao tratamento da TB.

http://telessaude.ba.gov.br/quais-as-principais-indicacoes-do-trm-tb-e-da-baciloscopia-de-escarro-no-diagnostico-e-acompanhamento-da-tuberculose/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo