A especialização nos currículos escolares, transformando con...
A especialização nos currículos escolares, transformando conhecimento em áreas rígidas e bem definidas do que deve ou não ser estudado no ensino básico, é, segundo alguns teóricos, fruto de uma sociedade capitalista, que em sua organização preza pela divisão do trabalho e pela especialidade. Porém, no contexto da sociedade globalizada, são formuladas críticas ao caráter fragmentário do currículo, sendo este modelo incapaz de abarcar a realidade dos alunos e inseri-los como agentes de observação e transformação da sua realidade. Com relação às disposições curriculares do ensino básico e sua articulação com a produção de conhecimento histórico, assinale a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
A questão aborda a importância da reflexão crítica sobre a estrutura dos currículos escolares, principalmente no que se refere à especialização e fragmentação dos conteúdos. É necessário um entendimento claro de como a sociedade capitalista influenciou essa estrutura e como a globalização traz à tona críticas a esse modelo. Para resolver a questão, é essencial ter conhecimento sobre os debates contemporâneos em educação, especialmente no que tange à interdisciplinaridade e à integração do conhecimento.
Justificativa da alternativa correta:
A assertiva A é correta porque reconhece que entender a História como disciplina implica compreender que os conteúdos selecionados são fruto de uma construção histórica. Isso significa que o professor deve refletir sobre a relação entre o conhecimento formal (aquilo que é ensinado) e sua aplicação no âmbito social. Essa abordagem encoraja uma visão crítica e reflexiva sobre como os conteúdos são escolhidos e ensinados, e como podem ser aplicados para entender e transformar a realidade social dos alunos.
Análise das alternativas incorretas:
B: A alternativa B está errada porque afirma que a interdisciplinaridade no ensino de história não tem relação com a universalização do Ensino Médio citada no Plano Nacional de Educação (PNE). Isso não é verdade, pois o PNE promove a interdisciplinaridade como uma forma de enriquecer o currículo e proporcionar uma educação mais integrada e contextualizada.
C: A alternativa C está incorreta ao afirmar que o trabalho por meio de projetos, conforme sugerido pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), não exigiria uma mudança estrutural no currículo ou necessidade de investimento. Na verdade, a implementação de projetos frequentemente demanda adaptações curriculares e pode requerer recursos adicionais para ser efetiva.
D: A alternativa D é incorreta porque apresenta uma visão determinista e simplista da história, afirmando que a exposição dos fatos como aconteceram naturalmente levaria à reflexão dos alunos. A história não é apenas uma sequência de fatos, mas uma interpretação crítica desses fatos. O papel do professor é contextualizar e problematizar esses eventos para promover uma reflexão mais profunda.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo